domingo, 13 de novembro de 2016

Maratona do Porto 2016. Uma espécie de guloseimas!

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
A sétima vai ser inesquecível, foi uma espécie de tirar guloseimas às cegas e tirarmos o melhor bombom do pote!
Vou já aplicar um termo científico, para puxar para cima o nível desta reflexão.
A maratona do Porto teve, início, meio e fim!
Chegar a esta frase foi preciso muita investigação, dedicação, abnegação e mais palavras terminadas em "ão" que agora não me apetece escrever!
Mas vá, vamos lá situar a coisa.

O início!

O início, como é hábito, tem como parte principal a decisão de participar. Apesar da experiência, encaro sempre com bastante seriedade. Não é decisão para ser tomada de ânimo leve, pelo menos é a minha opinião!
Gosto de o partilhar essa decisão publicamente, no Facebook , como que a pôr mais compromisso no processo.
Ao longo da preparação vamos sempre sendo questionados por pessoal das corridas e não só, como é que está a correr, e isso aumenta a pressão. Eu prefiro correr com a pressão em alta, traz adrenalina à coisa!
Uma vez disse à mesa de um restaurante que tirava uma hora à primeira meia-maratona, não sei se foi criar pressão, se foi imbecilidade. Às vezes confundo estas duas palavras... mas vá, correu bem!
Não vou caracterizar a cidade em si, já o tinha feito o ano passado. Acho que a cidade do Porto continua a acelerar no melhor dos sentidos, a cidade respira dinâmica, respira saúde. Parece-me uma evolução positiva e sustentada!

O meio!

O meio da maratona é a parte do plano de treinos e todas as incidências que vão aparecendo entretanto.
Tinha feito um pedido, que não aparecessem lesões, felizmente aconteceu. Não haver lesões é meio caminho andado para correr bem!
Esta preparação teve a particularidade de ter pouca disponibilidade aos fins de semana, disponibilidade para os habituais treinos longos. Mas tenho a declarar, os que tive disponíveis foram bem aproveitados!
Fui um fim de semana a Vale de Cambra, e despachei logo três longos de 28 Kms. Já ouviram falar de aproveitar o tempo? Foi isso e foi um empeno do caraças, mas valeu tanto o empeno, ai se não valeu!
Outro bem aproveitado foi o tal da vitamina P.
As pontes a dar a sua ajuda, eu não estava minimamente preparado para andar naquele ritmo, à altura da meia-maratona da Ponte Vasco da Gama!
Como é que aconteceu? Pois não sei! Nem tudo tem que ter explicação lógica, aconteceu!
Sei que duma assentada concentrei ali uma remessa de treinos técnicos e  de velocidade, continuava a optimização do plano!
Tentei fazer dois longos em Évora em dois fins de semana diferentes, tinha tempo para isso. Num fiz 6 Kms, e no outro 8kms, como cheguei a dizer, "Enormes longos de 8kms"!
Um deles teve duas horas de duração, e mesas de esplanada na Praça do Giraldo incluídas. Não há condições para treinar em certos sítios!!!
Mas o oxigénio que se respira na cidade em que a terça-feira é o "dia do porco", é de extrema qualidade, Évora tem uma aura muito positiva!

O fim!

O fim é a parte final (dá para acreditar que escrevi isto?!)!
Faltavam cinco minutos para o início da prova, quando decidi mudar a abordagem à "besta".
"Não vai ser por relógio, vai ser às cegas", era a decisão, ia ser por sensações!
Tinham passado uns cinco ou seis Kms e já estava formado o "grupo" de companhia de aventura. Sem um único português, dois espanhóis, dois ingleses e um algarvio/alentejano, fizemos juntos mais de 30 Kms!
Logo no início da junção um dos elementos espanhóis para mim.
- " non es permitido cascos!"
Pensei, o que eu tinha agora falta era de um espanhol a chamar-me cavalo!!!
Como???
Ele apontava para os ouvidos, era os fones... cascos=fones... (ao nível competitivo não é permitido, acho)!
A minha resposta.
"Música es vida"!
Ele levantou o polegar afirmativamente, afinal tinha companheiro de viagem!!!
Por volta do km 15/16 nova surpresa, o nosso "grupo" apanhou um grupo de quatro atletas que estavam pelas ruas do Porto em treino. Como o ritmo de treino era igual ao nosso, acabámos por se misturar na corrida!
Vou olhar para a rapariga que ia do meu lado direito, ...... a sério....a sério!!!
Eu.
-Mas o que é que a menina faz aqui???
-Um treininho...
Simplesmente a rapariga que ficou em quarto lugar na maratona de Nova Iorque em 2015.
É verdade, fiz mais ou menos 4 Kms ao lado da enorme Sara Moreira...
felizmente fomos apanhados numa foto. Nada melhor para ilustrar!
Já tinha acontecido com a Dulce Felix em Quarteira, falta a Jessica Augusto para completar o trio maravilha da actualidade maratonista!
Pois a corrida amadora tem destas coisas, episódios para mais tarde recordar!

Eram para aí umas 11:50 da manhã do dia 6 de Novembro de 2016, quando cheguei a uma recta da meta, com o merecido tapete vermelho por baixo.
Eu tenho o hábito de correr sem o tempo geral de corrida no ecrã do relógio até ao fim, assim que vi o pórtico com o tempo fiquei extasiado, aquela sensação..., nunca tinha experenciado nada parecido. Foi indescritível!!!
Tinha imenso para destacar e agradecer, mas vou faze-lo apenas de forma geral. Já vai longa a reflexão!
Uma palavra de agradecimento ao CAL, temos um grupo extraordinário, somos as muletas uns dos outros. O facto de já não irmos para novos também explica muita muleta... ou será perneta!
Mais de perto na experiência, o Carlos, o Felipe, o Nuno Silva e o Jorge.
Deixámos a pele no asfalto, mas o que se recebe de volta compensa. Muito! (eu falo por mim, o meu contrato tem muitos zeros)
Um abraço para o Filipe Fontes, o homem é contagiante pela boa disposição e disponibilidade. Até cansa só de ver!
O Carlos Cardoso tem a mania que eu não tenho que ter trabalho nenhum, e simplesmente faz-me a papinha toda. O rapaz é o verdadeiro culpado de eu ter encontrado esta família a norte, para lá de colega de clube, é aquele amigo cinco estrelas. Forte abraço Carlos e muito obrigado por tudo!
Quando fui abrir a mão para ver qual era a guloseima que me tinha calhado, não havia dúvidas. Tinha sido um Lindt, o meu bombom preferido!
A corrida compensa, mesmo!!!
Boas corridas!







2 comentários:

  1. Então o fim é na parte final .... isto tá-se sempre a aprender. Olha, não vou dizer mais nada em relação ao teu voo no Porto, aos cumbibios e afins ... só um alerta ... o meu primo anda chateado contigo, e eu acho que com razão. O menino treina com a Sara Moreira e a Dulce Félix e é só postas xpto, referências lindas e o car@... e sobre os treinos com o meu primo nada, zero, nicles, niente ... se fosse comigo tb ficava chateado, ai com certeza que ficava :P
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a mais pura das verdades Carlos, fui duma injustiça tremenda com o Pedro!
      Foi aquele pequeno estágio na Aldeia das Açoteias que tirou o marasmo que estava instalado no esqueleto deste atleta!
      Obrigado por tudo Pedro, primo do perneta!
      O Pedro é grande... Fo.... põe grande nisso!!!

      Eliminar