quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

2ª Escalada ao Alto do Malhão, Vive la France, Allez les bleus!

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
2ª Escalada ao Alto do Malhão, Vive la France, allez les bleus!!!
Vou ali e já venho...
Vamos lá blogar esta escalada.
Tinha deixado a promessa de voltar, e trazer mais pessoal ao Alto do Malhão. A promessa cumpriu-se.
Eu, o Zé Gonçalo os repetentes. O Ricardo e o meu irmão, Eduardo Lobo os estreantes. O dobro dos participantes.
Tivemos que antecipar um pouco a hora da escalada ao último obstáculo dos corredores da volta ao Algarve. Apareceram algumas condicionantes de horário, visto algumas pessoas terem compromissos laborais, coisa que não se percebe. Como é que não vivemos só do atletismo?! Isto só visto!
Durante a descida muitas observações acerca das dificuldades da mesma. "Custa mais a descida do que a subida", "Ter que ir a travar é lixado", ouvi algumas vezes. Nã, nã custa... Nã, nã é!!!
"Épaà o Amaro tem que ganhar isto, com as vezes que o nome está escrito na subida", repetia incessantemente o Ricardo.
Bem, se calhar o que o moço estava a fazer, era a formular um desejo, não corresse o Amaro pelas cores azuis e brancas. Digamos que o Ricardo é um acérrimo adepto do clube nortenho. Sem pluralidade isto não tinha piada nenhuma. E não é que ganhou o Amaro!
Quer dizer, ganhou o Amaro na versão da imprensa desportiva, porque está bem registado em vídeo que este ano ganhou o meu irmão!
Não falei directamente, mas nesta reflexão ainda vou falar de futebol. Tem tudo a ver, estamos na volta ao Algarve, a fazer atletismo.
Começa a subida, e a conversa das dificuldades da descida, já faz parte do passado. Agora as considerações são menores, acho que é porque a rapaziada vão a apreciar a paisagem, ou seja, os belos três metros de alcatrão à sua frente. Cada um encontra encantos onde muito bem quiser...
Apesar de ainda não estar muita gente na subida, já deu para receber um apoio ou outro. Coisa que ajuda nas dificuldades.
"Só já falta 1 km", claro que alguém tinha que estar lá a dizer a famosa frase. Não aqui, não neste contexto, porque ia na brincadeira, mas numa maratona detesto ouvir isso. Era só tirar o "Só já", e assim sim, já era um incentivo.
Foi no último km que aconteceu um diálogo que deu título a esta reflexão. Um breve diálogo entre o Zé Gonçalo e um adepto de ciclismo que se encontrava "acampado" na subida.
Não sei o nome do senhor, apenas a nacionalidade, era oriundo de terras gaulesas. Vou de livre e espontânea vontade atribuir-lhe o nome Pierre. Só porque sim!
Uma pequena nota de rodapé, "Allez les bleus", é a frase de apoio dos cidadãos franceses aos seus atletas, nas mais diversas modalidades por esse mundo fora.
Vamos lá ao breve diálogo.

Zé Gonçalo - Vive la France... Allez les bleus!
Pierre - Merci...
Pierre - Vive uu Portugal!
Zé Gonçalo - Allez...
Passados poucos segundos o Zé para mim.
"Allez les bleus... mas os campeões da Europa somos a gente!"
Não resisti a uma gargalhada (audível no vídeo), e o Zé continuou, "Pardom... Monsieur!"
Episódio para mais tarde recordar, está registado em vídeo e áudio, fica também escrito para melhor se perceber.
Tenho que agradecer a um senhor que se encontrava na chegada, ao qual eu sem qualquer explicação lhe entreguei o telemóvel e disse para apontar para os atletas. Não sei o nome do senhor, só a nacionalidade, era português. Vou de livre e espontânea vontade atribuir-lhe o nome Amaro. Só porque sim. Obrigado Amaro!
Permitiu complementar a parte final de vídeo. Por falar nisso, vai ficar o vídeo total aqui no blogue, sempre tem melhor resolução do que o publicado no Facebook, ou então neste link, https://youtu.be/AcbFuAAc-no
Corrida amadora é um caso à parte, não há volta a dar. Com pouco, faz-se muito.
Já ficou marcado para o ano. Fica mais uma vez a promessa de aumentar os participantes, é um evento para crescer de forma sustentada.
Eu não disse que ainda falava de futebol?!
Zé, só faltou...
"Vive la France, allez les bleus"...
"E foi o Éder que marcoouu"... "E foi o Éder que os f....." "E foi o Éder que os f....."
Boas corridas!






Sem comentários:

Enviar um comentário