domingo, 8 de julho de 2018

Tcs Amsterdam Marathon 2018. Já começou outra aventura!

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Maneiras que já arrancou mais uma aventura. Qual o método de escolha? Como a Finlândia é um país alto, decidi escolher a Holanda que é um país baixo... Isto só serve para efeitos de escrita, não tem investigação geográfica!!!
Helsínquia foi uma ótima escolha para fazer esquecer o que de menos bom se tinha passado ao nível da programação de 2017. O arrepiar caminho em participar em provas, só por participar. Ponderação e critério são palavras que se impõem.
Qual foi a primeira coisa a fazer pós maratona? Claro que foi pôr um Jantar de Natal em dia… A rapaziada respeita os meus timings de “liberdade” de planos de treino. É muito bom ter este grupo unido desde a infância, é malta cinco estrelas.
Junho é o mês de descanso. Como o ano passado não fiquei agradado com os resultados, resolvi descansar a treinar. Redução de quilómetros, de intensidade, mas sem “deslargar" as sapatilhas. Mais tarde se verá se foi uma melhor opção.
A época começou no ponto mais a ocidente do continente europeu, Peniche, corrida das fogueiras 2018.
A corrida das fogueiras é uma prova Perneta. Ou seja, há muitos pernetas por metro quadrado na zona. Foi a minha primeira edição, mas ficou decidido, quando puder, é para voltar.

O facto de ter corrido sem objetivos, o ambiente, em família. Foi cinco estrelas. Só a lamentar o facto da seleção nacional, uns minutos antes, ter sido eliminada do mundial de futebol. Mas vamos lá a ver, o Ronaldo, o Bernardo Silva, e o Rui Patrício são só três. As equipas normalmente são onze… 
Às duas da manhã ainda havia Pernetas a assar sardinhas… Acho que esta frase resume tudo!!!
Este post é sobre o arranque da preparação da maratona de Amesterdão. Só para ver se não me esqueço…
Como tradição, começa com uma meia maratona em ritmo moderado. Hoje não foi exceção. Aproveitei para ir tirar uma foto perto da entrada da Facal. Feira de artes e cultura de Almodôvar.
Ontem num jantar em família, na mesma feira, tive um encontro daqueles que estão sempre a surgir. Acho que é porque eu também não “fujo" deles. Um senhor sem mesa para se sentar, pediu se podia ficar com a gente. Eu disse-lhe, claro que pode, mas não sei se escolheu o vizinho indicado.
84 anos de idade e mil histórias para contar. Que “barrigada" de rir que este atleta  de baixa competição apanhou. Muito bom!
…Pois Amesterdão… Comecei a preparação um pouco mais cedo do que o habitual. No Verão, por variadas questões é normal que tenha que pular alguns treinos, assim será compensado por antecipação.
Como é óbvio irão surgir peripécias ao longo destes três meses que me vão fazer voltar à escrita. Possivelmente para a semana. Então não é que assistir aos Pearl Jam, sábado que vem, está no plano de treinos… O treinador é que mandou!!!
Boas corridas.


4 comentários:

  1. Desejo-te uma óptima preparação!
    E que curioso plano de treinos que até concertos engloba :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!
      É um treinador muito liberal!!!
      Forte abraço!

      Eliminar
  2. Cum caraças … tb gostava de ter ido ver as Fogueiras … fiquei-me pelos fogareiros chineses e gostei especialmente da Feveras com sabor a sardinha. Olha … muito boa sorte para esta preparação … cuidado com os desníveis em Amsterdão!!! Não os do percurso da Maratona, mas sim os das senhoras que teimam em estar sentadas nas montras iluminadas com neons reluzentes, em trajes menores (bota menores nisso - é que lá faz muito calor). Posto isto resta dizer, que o treinador é que sabe … e como devemos copiar os melhores eu vou experimentar essa cena no sábado. Quem é que vai actuar??? Espero que vá a Maria Leal :P
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos... Neons?! Então a maratona é às 9 da manhã!!!
      Tenho para mim que vai ser um concerto Perneta... Com muito perneta por metro quadrado!!!
      Forte abraço Perneta Mor!

      Eliminar