domingo, 2 de julho de 2017

Início de época, 1º Triatlo Sprint Internacional de Almodôvar

A maratona do ponto de vista de um atleta atleta de baixa competição!
Início de época, 1º Triatlo Sprint Internacional de Almodôvar.
Dia 1 e 2 de Julho este ano são dia... 4 de Julho.
Eu não gosto de brincar com coisas sérias, como é sabido, mas o calendário às vezes tem que levar uns ajustes. A pessoa tem sítios para ir, coisas para fazer, e nem sempre temos que se sujeitar a quem ordenou os dias do ano. Aliás, pelos dias que estabeleceram como descanso e trabalho, nota-se que não estavam na posse de todas as faculdades. Ou então estavam sobre o efeito de uma ou outra substância psicotrópica, quem é que sabe?!
Como é hábito, a minha época desportiva começa sempre no July 4th (Independence Day), e este ano deu-me mais jeito que fosse ao fim de semana. O calendário tem que ser um pouco como o Natal, é quando um...
Por falar em distúrbios no calendário, lembrei-me de uma situação que faz todo sentido trazer à discussão por estes dias. Agora que acabaram os Santos Populares.
Como faço questão de estar sempre a sublinhar, não gosto de brincar com coisas sérias. Vou trazer mais um tema de relevante importância à praça pública.
Desde há muito que me intriga a letra de uma música, mais concretamente o refrão. O nome da música em causa, descobri após pesquisa, é São João Bonito, da autoria de Lenita Gentil. De certeza que depois de ler o refrão, qualquer pessoa que tenha estado no planeta terra nos últimos 100 anos, identifica a música na hora. Vou provar isso.

São João Bonito (refrão)

"Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar."

O Santo António é dia 13 de Junho, pela canção, já se acabou. O São Pedro é dia 29 de Junho, pela canção, está-se a acabar. São João é dia 24 de Junho, dá cá um balão?!?!
Lenita, então como é que é?
Pela canção, já estás no dia de São Pedro, dia 29 ("está-se a acabar"), e estás a pedir balões a dia 24...
Sou só eu, ou a Lenita Gentil quando escreveu isto, também tinha consumido umas substâncias psicotrópicas!!!
Isto até faz parecer, com que as letras que o Rui Reininho escreve para os GNR, façam algum sentido...(Rui Reininho, substâncias psicotrópicas?! Nããahhh!!!)!
Às vezes não devia dar tanta importância a estes temas tão complexos, tão sensíveis.
Se em Maio 2017 bati o recorde de kms de treinos num mês (312), em Junho caiu mais um recorde, o recorde de inércia (60). Menos 18 do que Junho do ano passado. Os recordes são para se bater!!!
A maior parte desses 60 kms, foram à beira mar, corrida misturada com caminhada, o sítio com o melhor oxigénio do mundo, pelo menos para mim. É uma pena o piso não ser o mais indicado para treinos a sério.
Enfim, dá sempre para as recuperações.
Para início da nova época, e até mais de uma forma simbólica, ontem, acabei por fazer treino com a distância de uma meia maratona. Fones nos ouvidos, e vamos a isso, o "cheiro" do alcatrão, a vibração no pulso a cada km, a respiração da corrida, soube bem.
Já estão algumas aventuras agendadas, outras surgirão de certeza.  Para o novo período que aí vem peço o mesmo que pedi o ano passado. Só quero que não apareçam lesões, só isso. Com a excepção das taquicardias... Já não saberia viver sem elas!!!
Também englobado no 4th July, início da época, aparece o 1º Triatlo Sprint Internacional de Almodôvar. Prova há muito falada entre mim e o meu filhote.
Nem sempre se revelam as conversas entre pais e filhos, mas uma vez não são vezes.
Pai:
-"Eduardo, então como tens a última prova terça-feira, se calhar fazíamos o triatlo que tínhamos falado há tempos, no próximo fim de semana."
Filho:
-"Sem treinar?!"
Pai:
-"Claro!"
Filho:
-"Tá bem!"
Nota-se que foi uma conversa ponderada, com análise das circunstâncias e outras variáveis... Enfim!
Decidimos ter nos abastecimentos apenas água e bananas, não fossem as bananas um dos meus super alimentos. E porque não fazer uma "definição concreta" sobre esta super fruta?!
A banana tem mais ou menos doce de acordo com a sua fase de amadurecimento, é uma espécie de pastilha elástica cremosa, que desaparece na mastigação com elevada facilidade, deixando uma sensação de energia renovada. Sensação essa também um pouco influenciada pela fama que ganhou de ser super nutritiva, fama merecida. Só tenho uma opinião negativa em relação à banana, tem um caroço muito grande...
750 metros de natação, 20 kms de bicicleta e 5 kms de corrida. A distância oficial do triatlo sprint, dentro da disciplina, a distância mais curta.
Não fizemos divulgação do evento, era pai filho, o que estava há muito agendado. Para o ano vamos trazer mais pessoal, como óbvio. Dentro da dinâmica da São Silvestre A-do-Neves. Sem competição, mas com a obrigação de diversão.
Só uma ressalva. Pelo facto do complexo (piscina) só abrir às 10:00h, o segmento da natação ficou para o fim. Foi um pormenor.
Podíamos ter feito esta importante prova do calendário do atletismo internacional, no Algarve, com o segmento da natação a ser feito no mar. Podíamos, mas eu não quis, fiz questão que fosse em Almodôvar. O complexo é o sítio onde tenho mais kms de treinos acumulado. É onde está o meu laboratório.
Foi uma forma de prestigiar o meu centro de "baixo" rendimento. No fundo foi aproveitar os equipamentos existentes. Ninguém de Almodôvar pode dizer que não tem condições para a prática de actividades desportivas, e a baixo custo. Haja vontade!
Acredito que na cabeça do meu filhote lhe tenha passado.
"Com tanto pai no mundo, logo tinha que me calhar este na rifa..."
Boas corridas!










2 comentários:

  1. força Eduardo não ligues ao teu pai, grande abraço aos dois :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Zuka!Este triatlo é dentro da dinâmica das nossas provas Zé, escaladas, São Silvestre, etc...
      Boa continuação de treinos, Outubro não demora nada.
      Forte abraço!

      Eliminar