quarta-feira, 21 de setembro de 2016

24 horas a correr! Não há almoços grátis!

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
 24 horas a correr?!
Não há almoços grátis!!!
Era a repetição em Vale de Cambra, só que em moldes diferentes, desta vez o esforço das 24 horas a correr ia ser dividido por quatro. Era no fundo trabalho de equipa. O CAL estava no terreno!
Ainda a operação 24 horas mal tinha começado e já havia confusão.
É certo que o sotaque deste alentejano ainda está a fazer o seu caminho a norte, mas confundir a palavra "mini", com meia de leite!!!
"Peço desculpa, mas este atleta não consome leitinho, venha de lá essa mini para acompanhar a sandes"!
Vou explicar de onde vem esta tradição.
Na minha primeira meia-maratona Lisboa 2011, na paragem para reforço alimentar na área de serviço da auto estrada, degustei uma sandes acompanhado de uma cerveja, nem sei bem porquê.
Como essa meia-maratona correu muito bem, 2h:19m:38s, ao ritmo de 6m:40s ao km, nunca mais deixei cair a tradição. Pronto tá explicado!
Mal tínhamos chegado ao parque de Vale de Cambra, para os últimos preparos antes da prova, e havia uma preocupação generalizada no grupo.
" Épa, temos que ir buscar gelo, temos que tratar disso já"!
É normal, ia ser uma prova dura, iam aparecer pequenas lesões musculares, pequenas entorses, etc, etc. O gelo é terapêutico nestes casos e tal...
Não, não era essa a preocupação... era gelo para refrescar as minis. Isto é um clube como deve ser, preocupações com coisas sérias!!!
Ficou provado que não somos grande coisa a armar tendas, somos de longe muito melhores a dar barraca!!!
Com a excepção do Américo, é claro. O Américo é tester na empresa LEGO, não digam a ninguém, porque pouca gente sabe, nem ele mesmo!!! Grande Américo!
Tenda armada, umas minis no bucho, o que é que o atleta vai fazer?
Apanha boleia de alguma malta do grupo, alguns já com turnos de corrida feitos, e vai almoçar à "cantina".
"Quero uma sandes de atum, uma sopa, um copo de água, um copo de vinho, uma pêra e um café se faz favor!"
No lugar do copo de vinho tinto, trazem-me um copo com baba de camelo!!!
Tá bonito, nã, nã tá!
Confusões desfeitas e o primeiro almoço grátis, já cá estava!
Nunca tinha visto disto, já havia 6 horas de corrida e eu só comer e beber! Sim senhor!
Depois das primeiras duas horas de corrida (finalmente), toca a ir beber uma mini com o pessoal, um banho de água que não estava muito quente, estava novamente na hora!
Na hora de quê?
Na hora de ir almoçar!
Neste segundo almoço optei por uma sandes de atum, uma sopa, um copo de água, um copo de vinho tinto, uma pêra e um café. Gosto de variar a alimentação!
(Tenho que dizer que nós na tenda do CAL tínhamos comida para dar e vender, eu é que gosto de "almoços grátis")!
Depois deste almoço, passo um pouco pelas brasas, faço mais um turno de corrida, bebe-se mais uma mini com o pessoal, um banho de água que estava ainda menos quente e estava novamente na hora.
De almoço, do que havia de ser?!
5:08 da manhã!
Desta vez é que variei, uma sandes de atum, uma sopa, um copo de água, um copo de vinho tinto, uma pêra e um café!
Cada almoço estava a ficar por pouco mais de 27 Kms, "paguei" pelas três refeições 83 Kms, eu bem disse no início que não há almoços grátis!!!
Nos intervalos destes almoços, tínhamos que descansar, tentar manter a sanidade mental (com o mister a não deixar "cair" ninguém, Ganda Bruno) e fazer um esforço para não rir muito, tenho que confessar, esta última parte com o espírito de grupo que existe não é fácil!!!
Agora um pouco a sério.
É um enorme orgulho fazer parte deste clube.
O modo de estar Calense não se fecha sobre si próprio, é um orgulho ainda maior ouvir o que os outros grupos de corrida dizem do nosso comportamento no mundo da corrida amadora.
Não tem  nada a ver com desempenhos desportivos, essencialmente pela forma de estar, a parte humana da coisa!
Temos um grupo fortíssimo!
Foi uma óptima opção a participação por equipas, o Carlos acabou por ser o homem da estratégia, foi o elo de ligação de todo o grupo. Conseguiu passar muito bem a mensagem, o resto foi sermos nós próprios!
Um destaque para o pessoal com menos rotina em distâncias longas, que não se deixaram intimidar e carregaram kms como se não houvesse amanhã. Muitos parabéns por isso!
Não falhou rigorosamente nada ao nível da preparação e logística da prova.
Deixar uma palavra de agradecimento a todos, eu como chego mais à hora, tenho a papinha toda feita, muito obrigado por tudo!
Tive direito a festa surpresa de aniversário e tudo. Sim, este ano fiz anos dia 18 de Setembro, para o ano ainda não sei bem o dia. Logo se vê!
Mas como diz o ditado, vamos lá perceber porque é que "Não há almoços grátis"!
Deram realmente três almoços ao pessoal pelas seis horas de corrida, não foi mau, só que consumir três almoços em 24 horas deixam muitas dores no esqueleto. Ou foi dos almoços, ou foi da corrida, quem é que sabe?!
Enfim, foi o preço a pagar!!!
Vou deixar aqui um pedido, e acho que falo em nome de muitos atletas!
Para as pessoas que constroem estações de metro, para as pessoas que constroem aeroportos, para as pessoas que constroem o pódio, deixem lá isso dos degraus, se faz favor... deixem lá  isso!
O pessoal a seguir a determinadas provas, só quer o mundo um pouco mais plano, um mundo mais plano... só isso...!!!
Boas corridas!








1 comentário:

  1. Lol ... já percebi o segredo para se correr como um "monstro" ... está em variar nos almoços, e na meia de leite ao pequeno-almoço, e na baba de camelo, e nos banhos frios, e no gelo, e no sotaque ... como vês estive atento aos pormenores. Agora ninguém me segura.
    Grande Luís ... para nós (e falo em nome de todos os calenses) é uma honra ter um alentejano/algarvio - ou será algarvio/alentejano na "família" ... isto não é para quem quer :) ... e por mim os pódios podem continuar a ter grandes degraus, sempre só lá ponho os pezinhos de 7 em 7 anos, e apenas se um se lembrar de desistir e eu o tiver que substituir :)
    Grande abraço e até breve ;)

    P.S. E começa já a por algum de lado, pq para 2017 parece que dia 18 calha outra vez à 2ª feira :)

    ResponderEliminar