quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Sozinho ou acompanhado?


Reciclagem!
Reflexão 23/08/2014
A maratona do ponto de vista de um atleta  de baixa competição!
Sozinhos ou acompanhados?
Percebo que pela foto da publicação, pensaram que finalmente o nível destas reflexões vai subir. Não tenham grandes esperanças!
Imaginem que estão a cair de um sítio muito alto e conseguem ver o chão a vir na vossa direcção a uma enorme velocidade. É a essa velocidade que as (parvidades) coisas com um certo e determinado rigor científico vêm ter comigo.
Num treino na Nacional 2 sou confrontado com a presença de dois (inesperados) colegas de treino, direcção norte/sul. Fiquei com a ideia que eles não treinavam um sem o outro, preferem treinar acompanhados. Pelo que consegui perceber iam para o Algarve. Diziam um para o outro que com tanto animal que agora lá está , deviam de passar despercebidos!
Sou natural de Faro e o Algarve é o sítio onde passo a maior parte do tempo. Conheço como a  palma da minha mão todos os concelhos, sem excepção. É uma região com a qual eu me identifico bastante.
Agora o mês de Agosto? O mês de Agosto não! É difícil perceber como é que se consegue juntar tanta estupidez no mesmo sítio. Devia de haver um medidor de estupidez (estupidómetro) que cobrasse impostos sobre a mesma. Todos os anos penso que é impossível piorar, mas não é. Não tem explicação.
Sou da opinião que se deve correr acompanhado. Mas também sou da opinião que se deve correr sozinho. Sou da opinião que a regra deve ser não haver regra!
Numa prova de longa duração vamos ser confrontados com os vários cenários, logo convém preparar isso nos treinos. Após meses de preparação não podemos ficar a depender da disposição de um colega para terminar uma prova. Já temos que lidar com a nossa o que não é pouco!
Só gosto de treinar acompanhado em treinos de recuperação ou predefinidos como lentos, porque quando é para penar gosto de ir sozinho, não gosto de ver pessoas a sofrer.
Mas se há coisa que não prescindo é a companhia da Rádio Comercial. Sou capaz de correr á noite, sem sapatilhas, sem calções, sem t-shirt, etc. Agora que penso nisso tenho que deixar de ir correr todo nu para a praia á noite, só com o telemóvel e os auriculares. Já tenho idade para ter algum juízo!
Sem a Rádio Comercial não corro, é onde traço o meu limite!
Dica do atleta:
Numa prova de longa duração não precisam de se preocupar com colegas de corrida, porque eles aparecem do nada e fazem-nos companhia por muitos Kms. Quando se está a sofrer somos muito condescendentes, até arranjamos simpatia por um sinal de trânsito que teima em não vir na nossa direcção, ficando impávido e sereno à nossa espera!
Então a semana passada era o meio do plano de treinos e não fiz reflexão nenhuma sobre isso. Afinal que rigor técnico/científico é que isto tem. Tem muito, era só para ver se alguém reparava. Ou então fui eu que não reparei!
Os objectivos da primeira metade do plano foram cumpridos.
 Agora uma parte mais técnica:
428 Kms no total das primeiras 7 semanas. Teste de 30 Km (2:20:00) com facilidade. Teste meia-maratona abaixo da 1:30 (1:29), com muito à vontade. Teste dos 10 Kms abaixo dos 40m (39m) com relativa facilidade.
Um pouco menos kms do que previsto, mas não tenho culpa que façam as festas de Verão todas no Verão. Podiam fazer uma ou outra no Inverno porque tenho mais tempo livre.
Reflexão técnica/científica:
Em relação aos meus (inesperados) colegas de treino não os consegui acompanhar, corriam que nem porcos!

Ora vamos lá ao "Plus"!
Se há reflexão que não me lembrava era desta!
Foi um treino bem passado (e bem acompanhado)!
Fica mais uma sugestão!
Num treino de grupo quem deve estabelecer o ritmo, é o atleta mais lento! É a única forma de concluir o treino com todos os elementos!
Foi mesmo sério, corriam que nem porcos!!!
Boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário