Reflexão de 16/8/2014
A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
A idade da pedra!
Temos que partir do princípio que o andar/caminhar foi a 1ª actividade física que há memória, acho que aí não há volta a dar!
O problema reside em classificar a 2ª. Correr pode parecer à primeira vista como a mais óbvia, mas com um certo e determinado rigor científico tenho algumas dúvidas!
Aquela actividade de bater com troncos na cabeça uns dos outros, pode muito bem ser oficialmente classificada como a 2ª actividade física mais antiga. Quem é que não ouviu já falar de ”exercitar a mente”? No início começou por ser “exercitar na mente”, literalmente!
Este exercício era também praticado pelos pais, quando os filhos não paravam de grunhir e não deixavam ouvir o telejornal das cavernas. Quem é que não gosta de ouvir as noticias descansado!
Está classificado, correr foi oficialmente a 3ª actividade física, já tenho dito que isto aqui é para ser rigoroso e não é cá para brincadeiras!
Como é que é possível que para fazer uma das actividades mais primitivas seja preciso utilizar o que há de mais desenvolvido, ao nível da tecnologia?
Eu que levo isto a brincar estou registado no site da Adidas, da Asics, e da Garmin!
Não só é possível como faz todo o sentido! Com a excepção dos relógios todas as aplicações ou registo em sites relacionados com a corrida, saem a baixo custo. Só para dar alguns exemplos Adidas micoach, My Asics, Nike+, Runtastic, Sports tracker, etc, etc. Tudo grátis. O uso destes instrumentos permite-nos ser um bocadinho profissionais. Conseguir analisar posteriormente os nossos percursos, o ritmo, os batimentos cardíacos, etc, etc. Deixamos por um momento de ser atletas de baixa competição, é motivação pura!
É claro que todos esses sites e essas aplicações não têm o mesmo rigor científico que este espaço de reflexões semanais, porque aqui não são permitidas brincadeiras, mas a intenção é a mesma:
-SAIA DO SOFÁ SE FAZ FAVOR!
Dica do atleta:
Não façam caso das pessoas que por não gostarem de nada, fazem as considerações mais negativas acerca de tudo. Logo é normal ouvir dizer que correr é que está na moda. Agora que os outros correm também corres, blá,blá,blá!!
Podem sempre usar o argumento. Correr é a 3ª actividade física mais antiga que há registo, agora essa tua estupidez é actual.
Para correr são necessárias umas sapatilhas apropriadas, exames médicos e pouco mais. É preciso um pouco de força de vontade de início. E felizmente a força de vontade ainda não tem preço.
Estão a decorrer os europeus de atletismo em Zurique. Não faço a mínima ideia porque é que não fui convocado. Tou arrasado. Arrasadíssimo!
Esta semana fiz 5 treinos, 70 Km no total.
Já consigo passar melhor no treino das séries (terça-feira) e hoje fiz o longo de 30 Kms, fiquei com vontade de continuar a correr. Mas chegar aos 30 é bom, chegar aos 30 é muito bom! Tenho duas palavras. Assimilação de treino. Tá a resultar!
Reflexão técnica/científica:
Quando correrem com o telemóvel não façam como eu faço. Não atendam as chamadas.
Respiração muito ofegante, falar abalroado e sem nexo. Pode fazer parecer que estão na prática de uma outra actividade física. Actividade essa, que eu fiz questão de não classificar no início desta reflexão. Mas é uma actividade já muito antiga!
Ora vamos lá ao "Plus"!
Os conselhos deste post continuam muito actuais!
Arranjar motivação para umas corridas, arranjar forma de combater o sedentarismo!
Quando à classificação das actividades, pois o que dizer?!
Fica ao critério de cada um!
Boas corridas!
Muito engraçadinho.
ResponderEliminarMano Eduardo, as palavras são escritas!
EliminarAs interpretações são de cada um...!
Abraço!
Olha lá ... percebi tudo, menos uma coisa na reflexão técnica/cientifica .... que actividade é essa da respiração ofegante, etc e tal? Carregar painéis de cerâmica de cliente em cliente, será isso? Olha uqe é uma actividade já bem antiga, no meu caso tem já quase 25 anos ;)
ResponderEliminarAquele abraço
Olha, toda uma nova perspectiva!
EliminarTenho que concordar que 25 anos já é um certo e determinado tempo!
Vamos pensar que se calhar não é isso!!!
Forte abraço!