quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A idade da pedra!

Reciclagem!
Reflexão de 16/8/2014

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
A idade da pedra!
Temos que partir do princípio que o andar/caminhar foi a 1ª actividade física que há memória, acho que aí não há volta a dar!
O problema reside em classificar a 2ª. Correr pode parecer à primeira vista como a mais óbvia, mas com um certo e determinado rigor científico tenho algumas dúvidas!
Aquela actividade de bater com troncos na cabeça uns dos outros, pode muito bem ser oficialmente classificada como a 2ª actividade física mais antiga. Quem é que não ouviu já falar de ”exercitar a mente”? No início começou por ser “exercitar na mente”, literalmente!
Este exercício era também praticado pelos pais, quando os filhos não paravam de grunhir e não deixavam ouvir o telejornal das cavernas. Quem é que não gosta de ouvir as noticias descansado!
Está classificado, correr foi oficialmente a 3ª actividade física, já tenho dito que isto aqui é para ser rigoroso e não é cá para brincadeiras!
Como é que é possível que para fazer uma das actividades mais primitivas seja preciso utilizar o que há de mais desenvolvido, ao nível da tecnologia?

Eu que levo isto a brincar estou registado no site da Adidas, da Asics, e da Garmin!
Só não estou registado no site das cavernas, porque entretanto este como muitas empresas entrou em insolvência, estão a reestruturar a dívida (Política?! Não! Política não). Tenho dois relógios com GPS, não vá um avariar e depois isso seria uma carga de trabalhos. Corro com o telemóvel por causa das aplicações e a servir de rádio FM/MP3. Quando corro meia dúzia de quilómetros estou a ser monitorizado por meio mundo. De acordo com a minha classificação estamos a falar da 3ª actividade física mais antiga. Deslocarmo-nos através dos membros inferiores com menor ou maior rapidez. Como é possível?
Não só é possível como faz todo o sentido! Com a excepção dos relógios todas as aplicações ou registo em sites relacionados com a corrida, saem a baixo custo. Só para dar alguns exemplos Adidas micoach, My Asics, Nike+, Runtastic, Sports tracker, etc, etc. Tudo grátis. O uso destes instrumentos permite-nos ser um bocadinho profissionais. Conseguir analisar posteriormente os nossos percursos, o ritmo, os batimentos cardíacos, etc, etc. Deixamos por um momento de ser atletas de baixa competição, é motivação pura!
É claro que todos esses sites e essas aplicações não têm o mesmo rigor científico que este espaço de reflexões semanais, porque aqui não são permitidas brincadeiras, mas a intenção é a mesma:
-SAIA DO SOFÁ SE FAZ FAVOR!
 Dica do atleta:
Não façam caso das pessoas que por não gostarem de nada, fazem as considerações mais negativas acerca de tudo. Logo é normal ouvir dizer que correr é que está na moda. Agora que os outros correm também corres, blá,blá,blá!!
Podem sempre usar o argumento. Correr é a 3ª actividade física mais antiga que há registo, agora essa tua estupidez é actual.
Para correr são necessárias umas sapatilhas apropriadas, exames médicos e pouco mais. É preciso um pouco de força de vontade de início. E felizmente a força de vontade ainda não tem preço.
Estão a decorrer os europeus de atletismo em Zurique. Não faço a mínima ideia porque é que não fui convocado. Tou arrasado. Arrasadíssimo!
 Esta semana fiz 5 treinos, 70 Km no total.
Já consigo passar melhor no treino das séries (terça-feira) e hoje fiz o longo de 30 Kms, fiquei com vontade de continuar a correr. Mas chegar aos 30 é bom, chegar aos 30 é muito bom! Tenho duas palavras. Assimilação de treino. Tá a resultar!
 Reflexão técnica/científica:
Quando correrem com o telemóvel não façam como eu faço. Não atendam as chamadas.
Respiração muito ofegante, falar abalroado e sem nexo. Pode fazer parecer que estão na prática de uma outra actividade física. Actividade essa, que eu fiz questão de não classificar no início desta reflexão. Mas é uma actividade já muito antiga!

Ora vamos lá ao "Plus"!
Os conselhos deste post continuam muito actuais!
Arranjar motivação para umas corridas, arranjar forma de combater o sedentarismo!
Quando à classificação das actividades, pois o que dizer?!
Fica ao critério de cada um!
Boas corridas!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Mano Eduardo, as palavras são escritas!
      As interpretações são de cada um...!
      Abraço!

      Eliminar
  2. Olha lá ... percebi tudo, menos uma coisa na reflexão técnica/cientifica .... que actividade é essa da respiração ofegante, etc e tal? Carregar painéis de cerâmica de cliente em cliente, será isso? Olha uqe é uma actividade já bem antiga, no meu caso tem já quase 25 anos ;)
    Aquele abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, toda uma nova perspectiva!
      Tenho que concordar que 25 anos já é um certo e determinado tempo!
      Vamos pensar que se calhar não é isso!!!
      Forte abraço!

      Eliminar