domingo, 24 de setembro de 2017

24 horas, parabéns e Kipchoge.

A maratona do ponto de vista de um atleta atleta de baixa competição!
O meu blogue anda aborrecido comigo. Não há volta a dar. Ontem ligou-me a perguntar o que é que se passa. Sabe que tenho andado a correr e não tem visto publicações condizentes na blogosfera...
Como hoje, vou ter que estar aqui um pouco mais de duas horas a acompanhar via Twitter (dá para acreditar?! Imagens, é mentira!!!), três extraterrestres (Bekele, Kipsang, e Kipchoge), correrem uma maratona. Vou fazer uns copy pastes para o meu menino. Eu tenho andado com pouco tempo, não é por mal... Ou será preguiça?!
Em primeiro lugar vou buscar uma conversa de facebook em Junho, que lançou as 24 horas a correr... Ou não!!!
Como acho que debatemos temas muito importantes, devo deixá-los registados como deve ser.

"Luis Lobo
Carlos, ontem numa conversa com alguns runners levantou-se uma questão, levantou-se porque a questão estava sentada, acerca do evento 24 horas a correr. 
Este ano qual é a duração da prova?
Não consegui responder, mas acredito que estejas na posse da resposta. Ou então que conheças alguém que saiba...

Carlos Cardoso
É uma questão pertinente para a qual não tenho resposta. Assim pela lógica e como este ano este evento de setembro se realiza em novembro é muito provável que não tenha a duração de 24h mas sim à volta de um dia inteiro mais coisa menos coisa. Digo eu que não mando nada. Quem é capaz de saber é o José Moreira ou o Bruno Pinho ...

José Moreira
Caríssimo Luis Lobo, acerca da questão pertinentemente levantada, vou tentar senta-la. A duração terá a que cada um quiser, por exemplo, para alguns durará no máximo 11 klm, para ouros, sei lá, uns 25, para outros, enquanto houver carne pá assar, há ainda para alguns que dura enquanto a mulher/companheira/amante deixar. 
Espero ter ajudado a sentar um bocadinho a questão. 
Grande abraço

Luis Lobo 
Carlos, José, sabem que estas questões que se levantam são sempre as mais difíceis. Às vezes quando não param quietas, são consideradas  questões hiperativas!!!
Foram respostas esclarecedoras as vossas. Vou imprimi-las e se decidir participar na prova, faço delas o regulamento. Ficando pendente uma ou outra alínea, assim o Bruno o entenda.
Não acham que devia haver um espaço, onde a pessoa colocava questões pertinentes?
Chamando a responder verdadeiros entendidos nas mais diversas matérias. Parece-me uma ideia com pernas para andar...

Carlos Cardoso 
Eu não mando nada, mas acho isso de 24h um exagero do caraças, diria melhor, do caralho (afinal sou do norte), mas como este ano parece que afinal é só um dia inteiro até sou menino para participar. Acho que faço duas ou 3 maratonas de Roma. Que acham? Tb alinham?

Luis Lobo 
Carlos, José, Eu por mim tudo bem.
Se calhar fazemos as 24 horas a correr até à hora de almoço. Eu da parte da tarde tenho coisas combinadas.
Vamos alinhar estratégias para fazer o maior número de maratonas de Roma possível. 
Fica o Bininho a fazer de júri. Com mil escudos (sim o Bininho ainda está no tempo dos escudos) compramos um recorde do Guinness.
Guinness não é o nome de uma cerveja?! Então é garantido!!!

Carlos Cardoso 
Boa ideia ... despachamos isso em meio dia, que deve dar uma meia dúzia de horas. Eu à tarde estava a pensar em despachar a Maratona do Porto, sempre já estou equipado e assim só tomo um banho no fim, isto só se for mesmo preciso ... com um bocado de sorte ainda se antecipa a S.Silvestre para esse dia à noite e despacho as corridas todas em 24h, ou seja, num dia inteiro mais coisa menos coisa. Há que gerir bem a coisa.

Luis Lobo 
Carlos, observaste bem. Só que há um problema. Estamos a fazer combinações agora que os dias são grandes. Mas se a prova de Setembro se realiza em Novembro, os dias são mais pequenos. Temos que fazer contas a isso.
Estou um pouco confuso em relação a esta questão do tamanho dos dias...
Os dias tem sempre o mesmo tamanho???

Carlos Cardoso 
Não sei, mas sempre ouvi dizer que o tamanho não interessa. Tb temos outra questão ... este ano fazes anos outra vez em Setembro ou podes adiar para Novembro. Era giro cantar os parabéns entre a Maratona do Porto e a S.Silvestre.

Luis Lobo 
Carlos, o meu aniversário já mudei. Vai ser de acordo com as 24 horas a correr. Se eles alterarem, eu altero!!!
Agora começo a ficar preocupado com a São Silvestre A-do-Neves... 
Dezembro este ano calha em que mês?

Carlos Cardoso 
Acho que tb é novembro ... rais parta.... tudo em novembro.
Quanto ao aniversário não te esqueças ... vai pondo algum de lado.

Luis Lobo 
Carlos, o assunto está sério. São já muitas questões. 
Tenho a certeza que esta noite, tirando a parte que durmo, vou estar sempre acordado...
Vou ter mil questões amanhã, estas dúvidas abriram uma autêntica caixa de Pandora. Pandora?! Alguns shoppings também abriram lojas... 
Muita dúvida no ar, não está fácil!!!

Carlos Cardoso 
Pois ... pandora ... a Cinca tem uma serie com esse nome. Chegado a este ponto, proponho um retiro filosófico com tudo a que temos direito para poder pensar e arranjar as respostas que procuramos.

Luis Lobo 
Concordo plenamente com isso Carlos.
Isto só lá vai com um retiro filosófico.
Obrigado e um forte abraço!"
(Luis Lobo, 17/06/2017, in m.facebook.com)

Eu nem tenho palavras para comentar o que está ali escrito...
Isto do copy paste é uma espécie de papa...
Sendo assim vou aproveitar. Vou colar uma publicação do instagram relativa às 24 horas a correr.
Aquela coisa das minis e do vinho tinto, é só quando estou à frente do pessoal. Como ilustra bem a foto do topo, eu quero é chazinho quente!!!
Ou é isso, ou eram 4 da manhã, e eu tinha terminado o meu segundo turno de corrida, com quase 60 kms acumulados e tinha tudo gelado até às entranhas. Depois de beber uma mini com batatas fritas na tenda CAL, apanhei o chá a meio, estava de caminho para mais um banho gelado. Sim, a seguir houve mais uma refeição completa, com vinho, sopa e essas coisas. Acabei de almoçar eram 5:30.
Grande ambiente no parque de Vale de Cambra. As pessoas que já conheces, as que ficas a conhecer, muito, muito bom.
Vá lá a publicação do instagram...

"Vale de Cambra 2017.
24 horas?! Passam a correr!!! Segunda participação por equipas x4, com seis horas para cada atleta, no nosso caso dividido por três segmentos de duas horas, com seis de recuperação entre si.
Como costumo dizer, temos um grupo fortíssimo. Só por isso, correr é um pormenor.
Consegui percorrer a mesma distância da edição anterior, mais de 80 kms. Coisa que me surpreendeu. Fiz apenas um treino longo de jeito, o resto da preparação tive que improvisar devido ao pouco tempo disponível.
Como uma surpresa era pouco, o esqueleto voltou a surpreender. Em 2016 fiquei com um tremendo “empeno”. Desta vez não. Não foi para lá de umas dores musculares nas horas seguintes à prova. Já fui testar a máquina num treino de recuperação, parece que não se passou nada. Se calhar, fiz uma gestão equilibrada em Agosto, altura em que tive pouco tempo para treinar. Eu agarrei-me à experiência acumulada e tentei fazer por isso. Ao que parece... Resultou!!!" 
(@luisloboo, 13/09/2017, in instagram).

Isto pode parecer preguiça, mas não é... Queria escrever um sinónimo de preguiça, para disfarçar a coisa, mas não me apetece... Vá, se calhar é!!! Não demora vou fazer outro copy paste...
E não é que tive de parabéns entretanto. Já há 42 anos que assim é!
Já tenho alguma experiência no número 42. É óptimo chegar aqui com seis anos de corrida, muitas meias-maratonas e outras distâncias pelo meio, mas com oito provas rainha concluídas.
Em relação ao texto que vou aproveitar do facebook, não tenho fotos de chazinho...Foi mais cerveja e vinho.
Haja preguiça, haja copy pastes...

"Quero deixar um muito obrigado por todas as mensagens de parabéns. Um bem haja para todos.
42 é o número mítico do atletismo, o número de kms da prova rainha. Parecendo que não, já concluí 8. Faltam 34!!!
Como não podia deixar de ser, tenho que escrever um pouco sobre corrida, aliás, como faço constantemente.
As pessoas que estiveram comigo em Vale de Cambra, Oliveira de Azeméis, nas 24 horas a correr x4 nem fazem ideia do verdadeiro motivo da minha viagem ao norte do país. Como um colega de equipa escreveu, acabei por correr, em pouco mais de seis horas de corrida, “uns impressionantes 85 kms”. Mas isso foi um pormenor. Não sabe o Carlos que a minha verdadeira preocupação era outra…
Como o tempo não pára, e o futuro é hoje, nada como encarar de frente esta nova realidade.
Aproveitei essa tal viagem, com a desculpa da corrida, para ter uma reunião preparatória/exploratória com velhos conhecidos, relacionada com esta nova fase da minha vida. Não há que ter receio da terceira idade. Hoje em dia existem lugares de acolhimento magníficos, com condições espetaculares. Deixei assim, e desde já preparada, a entrada na Casa de Repouso/Lar Nossa Senhora do Cafuné, em Alcofa de Baixo.
O lugar em si, tem todas as condições necessárias e mais algumas. Tenho que agradecer ao Zeca (ao fundo na foto), compincha de longa data, por esta possibilidade. O Zeca é o presidente da fundação Bengala Dourada. Fundação essa que gere a Casa de Repouso em causa.
Tive também oportunidade de ficar a saber o que se está a fazer ao nível da inovação sénior. O uso da tecnologia em prol do conforto e lazer.
Com muitas surpresas pelo meio, destaco os andarilhos e as dentaduras.
Nos andarilhos tenho que salientar a incorporação da tecnologia dos Segways. As deslocações e passeios pelo parque nunca mais serão a mesma coisa.
Se isto parece vanguardista, o que dizer das dentaduras. Aquele problema de não saber onde está a placa de manhã, ou a quem pertence, vai acabar. A nova geração de dentaduras vem equipada com um chip localizador e com um identificador facial. Quem nunca usou uma dentadura enganada, que atire a primeira pedra. Mas não se ficam por aqui as novidades. De forma a facilitar a vida aos nutricionistas e otimizar a alimentação dos idosos, estuda-se também a possibilidade de no futuro, as dentaduras virem equipadas...Com contador de dentadas…
 Eu podia ter passado sem escrever isto… Se calhar não havia necessidade… Enfim… Tá feito!!!
Mais uma vez, muito obrigado pelas mensagens de parabéns!!!" 
(Luis Lobo, 18/09/2017, in m.facebook.com)

É uma pena as pessoas terem pouco tempo, e depois escreverem coisas assim. É de lamentar. Mas já que está...!!!

Os primeiros tweets apontam para ritmo abaixo do recorde do mundo. 
Tenho acompanhado a carreira dos três favoritos, Bekele, Kipsang, e Kipchoge, desde há algum tempo, e não tenho preferido. São, como disse no início, três aliens. É impressionante o ritmo que correm.
Ao que parece as condições climatéricas não estão a ajudar...
A passagem à meia-maratona continua em ritmo de recorde...
Bekele, já era. Está a ficar para trás...
Sai Kipsang de cena...
Resta Kipchoge e Adola, o estreante. Ainda dentro do ritmo recorde aos 30 kms...
E pronto, ganhou o Kipchoge, não houve recorde, 2:03:33 fica para outra ocasião. O Kimetto, fica com os suas 2:02:57 a liderar mais uns tempos.

E pronto, espero ter satisfeito o blogue.  Eram coisas que estavam escritas, mas deu muito trabalho... Preguiça?! Não, agora cá preguiça!!!
Boas corridas!









Sem comentários:

Enviar um comentário