sábado, 17 de março de 2018

Luis Lobo, o 2º português a concluir a Maratona de Barcelona 2018.

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Luis Lobo o 2º português a terminar a maratona de  Barcelona 2018, envergando a camisola do Clube Atletismo de Lamas… Déjà vu???... Pois, foi só alterar um lugar e a cidade, (1º e Roma)!!!
Tenho que aproveitar estes títulos, nunca me passou pela cabeça escrever tais coisas. Tal como disse da última vez, sei que existem muitos atletas com tempos muito melhores. Mas o que hei-de fazer… Eu estava lá...E  assim faço títulos de posts para o blogue todos catitas. Esta prova teve mais de 17000 participantes. Mais de 13000 concluíram, muitas nacionalidades, muitos portugueses face à proximidade territorial. 228º da geral, 115º do escalão, e 2º português.
Ser o 2º português... Fico só contente por isso. A classificação é um pormenor.
Numa análise mais séria, podia ter sido muito melhor, o Luis de Barcelona, ficou a seis longos minutos do Luis de Roma!!! Porquê? Porque o dia em que se faz uma maratona, é somente a ponta do Iceberg.
A parte que fica submersa tem pano para mangas. Qualquer maratonista experiente explica. O difícil não é fazer a maratona, o difícil são os treinos para a mesma.
A preparação para esta prova foi das mais ricas em conteúdo. Começou em Outubro, com a desistência em Lisboa 2017, a sugestão de Barcelona por parte da família do Norte (Bruno e Moreira), a erradicação de provas, o aumento do núcleo duro da minha família. Então não é que nasce o meu sobrinho, Lourenço Lobo, dia 4 de Dezembro... Ainda bem a tempo de participar numa prova que eu estava a organizar, a São Silvestre A-do-Neves, com apenas 24 dias. Espero que o moço tenha mais juízo do que o tio… Vá, e do que o pai!!!
A preparação de  Barcelona teve ainda o Natal, o Ano Novo, os Reis, os 25 dias de licença de paternidade do meu irmão, 58  jantares de Natal, com o Filipe, o Ricardo, com o meu irmão. Jantares de Natal da empresa, com o meu irmão,  jantares de Natal com o Zé Lagoa, com o Hélder, com o meu irmão. Com o Rui, com o João, com o meu irmão, com mil pessoas. Acho que até cheguei a jantar com os meus filhos… E com o meu irmão!!!
Já que estou a falar de atletismo, nem sempre acontece, vou deixar as minhas pontas de Icebergs. Está ali uma carga de trabalho submerso… Decidi dar-lhe nome, com uma palavra apenas.




Em quatro anos e meio, não é mau. Muito trabalho “debaixo de água”. Todas elas com direito a post individual no blogue.
Desde que comecei as corridas nunca tinha falhado uma meia-maratona da ponte 25 de Abril. Quiseram as incidências, apesar da prova se realizar no mesmo dia da maratona de Barcelona, que acabasse por não perder a passagem na antiga ponte Salazar. Quero acreditar que foi por eu não poder participar. Ou pelo mau tempo. Ou por um ou outro parafuso a menos no tabuleiro da mesma.
Foram para Sete Rios, incomodar a “rapaziada” do jardim zoológico. Os animais ao Domingo já tem que aturar pouca gente… Ainda agora... Os runners… Por acaso no Jardim Zoológico também há um desporto muito engraçado. Para os que se vão meter com as jaulas dos chimpanzés.
O arremesso de fezes à cabeça dos mais engraçadinhos, lembro-me de assistir, de longe, nas excursões da escola primária. Um “desporto” deveras hilariante...
Resumindo… Deixar um abraço a todos os colegas que participaram, o irmão mais velho, o Zé Gonçalo, o Nuno, etc, etc. Apesar de todas as alterações realizaram ótimas prestações. Não foi a mesma coisa… Não foi por não passarem a ponte…Foi por eu não ter estado com eles!!! Convencido?! Não! Então, como é óbvio gostava muito de lá estar. São outra parte da minha família das corridas!
Eu decidi que sou a favor da independência dos Catalães. E também decidi que sou a favor da independência dos espanhóis da Catalunha. Pois, eu disse que ia sentir o pulso da população. Eu tenho na minha posse a solução para os problemas da região.
Não vou gastar energias com ideologias, porque tenho mais coisas para fazer. Vou deixar uma solução óbvia, prática, e barata. Temos que olhar aos gastos. O referendo mostrou a população dividida, e eu sei como dividir. Las Ramblas!!!
A capital da Catalunha é Barcelona, e a capital de Barcelona são as Ramblas, pelo menos para mim. As Ramblas é uma avenida onde as pessoas vão andar… Num extremo a Praça da Catalunha, do outro a estátua do Cristóvão Colombo. Como disse antes, um sítio onde se vai andar. São também muito conhecidas por ser um dos sítios do mundo com mais assaltos por minuto. Há pessoas, que vão lá só para ser assaltadas. Quem está nas Ramblas é a Marilyn Monroe, numa varanda. Está bem conservada a moça. As Ramblas tem também um mercado com muitas frutas coloridas, La Boqueria.

Dá a impressão de não ser para comer, só para ver. As Ramblas tem ainda 468 lojas paquistanesas, é uma coisa muito característica da região... No fundo tem tudo e mais alguma coisa.
Bom, vamos lá à minha opinião para solucionar o problema entre Catalães e Espanhóis. A solução passa por criar uma linha imaginária, com início nas Ramblas, como é óbvio. Quem for a favor da independência passa para um dos lados da linha, e ficam a denominar-se Ramblães . Contra a independência, do outro lado, os Ramblóis . Depois ao Domingo, vão todos para as Ramblas... Às lojas paquistanesas, andar, comer fruta, ver a Marilyn, ser assaltados... Mais simples não há!
À parte de brincadeiras, Barcelona é uma cidade como deve ser. Tinha que ser vista com mais tempo, fica para outra altura. Só um ponto negativo. Curiosamente comum a Roma, o cheiro a esgotos. Eu compreendo, é um problema que afeta a maior parte das cidades grandes. Também não falta um bocadinho de antipatia espanhola, eles teriam tanto a aprender com os portugueses. No cômputo geral gostei muito da cidade, pena só o pouco tempo para deambular.
Passo da cidade para a organização da prova. Só um aspeto negativo. O pack dado ao atleta podia ser melhor. O resto, um espetáculo. Fiz a 40ª edição da maratona de Paris, e agora vim fazer a 40ª edição da maratona de Barcelona. Está tão bem organizado que nem nos apercebemos da quantidade de pessoas que participam. Em organização, até agora, só suplantada por Paris. Mas classificação cinco estrelas. Muito bom.
O facto de ser uma operação “Pernetas on tour”, faz com que os dias se tornem MUITO pequenos. Acho que fizemos 325 kms na véspera da maratona. Tínhamos que ir a sítios… E quando um vai… Vamos todos!!!
Como é que eu descrevo a nossa postura Perneta…
Imaginem uma avenida (pode ser La Rambla), e queremos ir a determinado sítio. Vamos pelo caminho mais simples? Não! Vamos pelo caminho que um qualquer decidir… Nem que seja só para depois ficar a “azucrinar” a cabeça do idiota em questão… Que escolheu o pior sítio. Ninguém fica pra trás, aconteça o que acontecer. Que maralha!!!
Bruno, Zé Coelho, Zé Moreira, Filipe Fontes, Hélder Silva. Uma equipa de luxo. Faltou o Perneta Mor, Carlos Cardoso. Dissemos pouco mal dele, dissemos…Tivesses vindo!
Nas maratonas, tenho hábito de fazer um treino de adaptação ao meio ambiente na véspera, seis kms.
Consegui fazer o treino já noite dentro, tivemos que ir a  sítios… Mas acabou por correr bem, com a camisola da maratona do Porto 2015, como é tradição.
Em relação à prova, tinha confidenciado a muita gente que o objetivo era o minuto 55, fiquei no minuto 54. Juro que houve uma altura que percebi que podia entrar no minuto 53, mas não forcei. Como se pode ver nos registos que deixei, esse minuto já está registado, em Madrid.
Foi talvez a maratona que levei mais insegurança. Depois de uma desistência e muitos meses sem entrar em provas. Estava proibido pelo treinador. Os treinos dão confiança, mas uma prova ou outra dá a aferição de forma em “competição”. Foi uma espécie de birra.
Com um percurso duro, e vento, acabei por correr sempre à defesa, nada de aventuras, o principal objetivo era terminar abaixo das três horas. Foi gerir e acabar super tranquilo.
Como isto não é só corrida, esta maratona tem uma dedicatória especial, é dedicada aos meus filhotes, em especial ao Eduardo.
Boas corridas

4 comentários:

  1. Estas postas metem "nojo" ... ainda bem que não fui :( ... ia ser uma seca, e ainda me arriscava a ficar pelo km 11 como o outro. Não não, estas Maratonas de 42km e uns metros não são para mim. Já os passeios antes, acho que ia gostar, ou talvez não ... e pronto, não foste o melhor português, foste o segundo o que tb é razoável, tal como fazer uma Maratona em 2h54 nas calmas ... bem, agora espero que venhas aos Pernetas quando for a 40ª edição.
    GRande abraço

    P.S. Se inveja matasse ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi pelo menos três cartolinas, que as pessoas levam para incentivar dedicadas a "Carlos". Pensei sempre o mesmo, "não veio, mas não deixa de "chagar" a cabeça à gente...
      Sempre presente com o pessoal, grande Perneta Mor.
      Forte abraço Carlos!

      Eliminar
  2. Muitos parabéns pela 9a! Sempre em grande!!!
    Esta Maratona está muito bem desenhada pois passa por todos os emblemáticos locais de Barcelona.
    Venha a décima! (Já sabes onde é?)
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João!
      Tirando o vento, o resto foi cinco estrelas. Não é fácil arranjar 42 kms sem umas subidas, mas concordo, está bem desenhada.
      Não fui sorteado para Berlim. Em princípio vou a Amesterdão em Outubro. Mas como falta muito tempo, pode ser que apareça alguma coisa antes.
      Forte abraço João!

      Eliminar