quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Preparação, meia de Lisboa, Daniel e Zuka.

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!

Acabei por  escrever poucas linhas  durante a (curta) preparação (ai a preguiça!!!). Vou deixar algumas transcrições, só para deixar alguma coisa registada no blogue.

"TCS Amsterdam Marathon 2018.
Do ULTR 2018 Ultimate Edition, só mesmo a t-shirt. Apesar de estar inscrito não foi possível participar, fica a recordação. 
Uma São Silvestre A-do-Neves para dar um estímulo. Vamos lá a ver se os treinos para a maratona começam...
Não está fácil!"
1/09/2018



TCS Amsterdam Marathon 2018.
Finalmente os treinos...
Sim porque isto às vezes também são Magnum Almond Ice Creams!!!
6/09/2018



TCS Amsterdam Marathon 2018.
Ai as queixas...
Primeiro foi porque não havia tempo, hoje são as pernas. Agora que consegui fazer uns treinos seguidos... As pernas cansadas...Vai ser pouco tempo para uma preparação... Etc, etc... Raios partam as queixas... Vai ser o que for!!!
15/09/2018



TCS Amsterdam Marathon 2018.
Podia ter ido ajudar na vindima ao mano mais velho? Podia!
Mas não tinha dado para um determinado passeio matinal. Faltam três semanas...Dá para acreditar!!!
Em relação à produção de vinho do irmão, sou o provador oficial. Nessa parte é que sou especialista...
29/09/2018


TCS Amsterdam Marathon 2018.
Correr um pouco mais rápido sem grande esforço... Querias... Batatinhas com enguias!!! Isso é na Primavera menino, não é no pós Verão. Não treines que não é preciso!
O momento em que se desliga o relógio depois do treino, é seguido de uma quantidade insana de palavrões... Calma, é interior, não é sonoro. É um momento introspectivo, MUITO introspectivo!!!
Uma nota para as nimbus 20, sofreram uma bela evolução. Não ficam tão coladas ao alcatrão. Veremos a longevidade do amortecimento.
6/10/2018



TCS Amsterdam Marathon 2018.
Podes correr à beira mar, podes. Desde que seja com os pezinhos na madeira!
Incrível como passou toda uma época balnear sem um único treino na areia. Simplesmente o sítio preferido para treinos de recuperação... Tens pouco medo do "treinador", tens!!! O plano de treinos foi muito compacto. Impossível ganhar resistência, velocidade e não descurar as recuperações, em metade do tempo necessário. Era preciso não arranjar lesões. Correr na praia... Os joelhos do rapaz não se dão bem na areia. Ficam "frouxos", e depois é a carga dos trabalhos.
Será o que for, este é mais ou menos o lema desta maratona.
Ainda tenho a meia maratona de Lisboa, na Ponte Vasco da Gama. Vai ser mais pela companhia. Talvez fazer um copy paste do treino de sábado passado. Corrida descontraída pela Avenida da Liberdade, não é mau. Há que proteger o esqueleto para dia 21 de Outubro. 
P.S. Ando com preguiça de escrever no blogue... Aproveito o Instagram para um apontamento ou outro!
10/10/2018

    
TCS Amsterdam Marathon 2018.
Lisbon, check!
Next stop, Amsterdam!
A avenida da Liberdade dá outro encanto à meia maratona. Encanto e empeno... Bela subida!!!
14/10/2018 


Está muito pertinho da maratona. O plano de treinos foi muito concentrado. Há que enaltecer o facto de não ter havido lesões,  isso é positivo. O objetivo é correr abaixo das três horas e disfrutar um pouco de Amsterdão. Será o que for, sem stress!

Mas este post não é apenas sobre  a preparação de Amsterdão. É para dar o devido destaque à meia maratona de Lisboa.

Do ponto de vista mais pessoal, tenho a sublinhar o novo percurso da prova. Muito mais agradável do que o antigo. O facto de entrar na zona nobre da cidade, é logo outra coisa. Torna um pouco mais difícil, devido à subida da Avenida da Liberdade, mas tem muito, muito mais encanto.

Outro apontamento de relevo, foi encontrar-me com o grande Jorge Aires. Um amigo do tempo de escola, que mora para os lados de Leiria. É aquela máquina a correr, no Domingo sem objetivo definido fez 1:17. Mas mais do que isso, foi nos breves minutos que estivemos juntos, vir logo ao de cima as mais variadas aventuras do tempo do secundário. Muitas peripécias juntos, mas sempre com muito respeito pelo próximo. Para lá de ser um ótimo corredor, um grande amigo, é um  extraordinário ser humano. Grande gosto neste, ainda que curto, reencontro. Grande Jorge!!!


Uma palavra também para todos os outros colegas de prova. O Eduardo  não tinha feito grandes treinos, a falta de tempo é fraterna!!! Mas cumpriu muito bem, 1:38. Nos restantes elementos havia quatro estreias na distância. Tentei dar algumas dicas. Para que começassem com cautelas. Tentei dar o máximo de tranquilidade. É muito importante uma boa primeira experiência. Afinal, dado ao histórico deste rapaz, acabaram por ser meus "afilhados".  Estiveram todos em muito bom nível, de acordo com as suas expectativas. Isso fará com que queiram repetir… Siga… Haja treinos!!!

A caminho do merecido almoço,  ainda me cruzei com o João Lima, companheiro de armas nisto das corridas... Com o pessoal dos 4 ao km. Nem me lembrei duma foto João!!! Vou roubar uma ao Facebook... Forte abraço!


Mas o maior destaque ia para a dupla Daniel/Zuka.


Em 2015 participei  na meia maratona da Ponte 25 de Abril. Com o objetivo de tirar uma hora à minha primeira meia maratona, 2:19, em 2011. Fiquei a trinta e dois segundos do objetivo. Mas uma coisa que nunca mais me esqueci,  foi que fiz mais ou menos dez quilómetros (8-18), na companhia de um atleta cego, com o respetivo guia. Fomos apanhados em algumas  fotos da organização. Não consegui o objetivo, coisa que aconteceu um ano mais tarde, mas foi uma experiência muito enriquecedora. Fui o tempo todo a questionar-me como era todo o processo até chegar aquela condição. Foi uma experiência...

Desta vez tive perto de uma preparação para uma situação idêntica.

O Daniel é cego, e tal como o outro senhor de 2015, tem o gosto pela corrida. Já tinha participado noutras provas mais curtas, com outros amigos a servir de guia. Mas nada parecido a uma prova deste tipo.

Desta vez era o Zuka o guia. Sim, esse que eu “convenci e ajudei" a fazer a maratona de Lisboa o ano passado. Para o Daniel era a sua primeira meia maratona, e logo no meio de milhares de atletas.

Arregaçaram as mangas e puseram mãos à obra. Treinaram juntos, ganharam a cumplicidade necessária para esta aventura. Faltava só mesmo a prova.

Cruzei-me algumas vezes com eles nos treinos. Sentia o Daniel ansioso, e o Zuka apreensivo, tudo normal na situação em causa. Para o Zuka, servir de guia numa meia maratona também era uma estreia.
Correu muito, muito bem. Tinham um objetivo. Fazer menos do que duas horas, fizeram 1:59:52. Espetáculo!!!

Soube muito bem disfrutar do pós prova com todo o grupo, mas especialmente por o Daniel estar com a gente. O Zuka foi o grande culpado. Não é novidade para quem conhece a pessoa. Um grande orgulho para este atleta, ter amigos desta estirpe. Eles foram os meus heróis naquela meia maratona. Foram GRANDÍSSIMOS.

Tal como o Zuka disse quando acabou ao lado do Daniel…

“Agora experimentem fazer uma meia maratona de olhos fechados”!!!

Boas corridas!


4 comentários:

  1. Estava eu em cima do IC2 e olho em volta para ver o ambiente pela 381a vez enquanto esperava pelo tiro de partida. Vi uma camisola do CAL ao longe, em cima do separador central. Agora já sei quem era. :)

    Uma meia maratona de olhos fechados. Tentar imaginar sequer aquilo que se deve sentir deixou-me sem palavras.

    Força para Amesterdão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi longa a espera... Não desfazendo, a nossa camisola é a mais bonita do pelotão!!!
      Às vezes damos importância demais a certas trivialidades. Mas episódios destes servem para nos "abrir" os olhos.
      Obrigado.

      Eliminar
  2. Queres acreditar que pouco depois de termos falado, lembrei-me "eh pá, que pena não termos tirado uma foto!"
    Como foi inesperado nenhum de nós se lembrou disso...

    Muita e muita força para Amesterdão!!!!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso João, foi do inesperado . Não faltarão oportunidades numa qualquer corrida por aí!
      Obrigado, forte abraço!

      Eliminar