domingo, 14 de abril de 2019

Isto às vezes, são figos secos e amêndoas...

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Pois… A preguiça é uma coisa… Convinha atualizar o blogue, mas então… Mais uma vez vou tirar excertos do Instagram. Só para não ter tanto sentimento de culpa!!!
Uma boa notícia é que já não cheiro a camelo, nada que dois ou três banhos nos últimos meses não resolvesse…
Maneiras que começou nova preparação. Asics Stockholm Marathon. Nos entretantos tem dado para contar histórias com base científica, participar numa prova ou outra, partilhar receitas, etc…

Vamos lá então ao copy paste.

"Uma foto sondagem que vi recentemente acerca de dois ex-líbris do Algarve, fez-me vir partilhar uma história já antiga. História essa que não se sabe bem onde acaba a realidade e começa a lenda. Digo eu…
Conta-se que, quando o primeiro homem chegou à Lua (Neil Armstrong), já lá estava um algarvio a vender amêndoas e figos secos.
A ser verdade, sendo eu algarvio, quero acreditar que sim. Sabendo-se também, que o sítio não era muito frequentado por terráqueos, e fazendo fé na argúcia algarvia. Tudo leva a crer que os frutos em causa, eram fontes energéticas bastante apreciadas pelas diversas espécies alienígenas a frequentar o comércio lunar…
Vou deixar uma observação/curiosidade, ainda sobre um dos frutos secos em causa.
Hoje em dia é muito comum ver por aí, embalagens de leite de amêndoa à venda em espaços comerciais. …Não é fácil imaginar as amendoeiras, em fila indiana, a caminho da sala de ordenha…
E era isto… Bom dia!"
In Instagram 9/2/2019

Se isto não tem base científica, não sei...

"Feito o período de descanso de Marrakesh, está em marcha mais uma aventura. Asics Stockholm Marathon 2019.
A três meses de distância, o pontapé de saída para o plano de treinos foi dado em Mértola, em trilhos. 
7º da geral e 3º do escalão. Nos últimos anos, não me foi possível participar na prova da Vila Museu. Uma prova superiormente organizada por pessoal conhecido. A única prova de trail, que faço questão de participar. Claro que ainda faço mais questão de participar nos Trilhos do Perneta, mas do lado da organização, como é óbvio.
Foi muito bom voltar a ver pessoal conhecido do circuito, principalmente do Algarve. Fiquei a saber que estou perdoado de não aparecer em provas da minha região natal. Sabem que ando “metido" nas maratonas. Como digo aos meus filhos, antes nas maratonas, do que na droga…"
In Instagram 3/3/2019
Fui para esta prova lesionado, uma dor na coxa esquerda. A ideia era ir à caminhada. E fui… Durante cinco minutos… Se calhar vou experimentar devagar, se calhar vou forçar um pouco, se calhar… Ao fim de 15 minutos já me tinha esquecido da dor… É penar!


"O ano passado a participação em Barcelona 2018, impediu a presença na prova onde começaram as corridas, há oito anos. Corrida por sensações sem consulta de relógio. Saiu um pouco rápido demais para a altura da época desportiva, 1:20. Enfim, está feito."
In Instagram 17/3/2019

Quinze dias sem treinar, a tentar fazer desaparecer a dor que, como é óbvio, agravou depois dos trilhos de Mértola. A abordagem aqui era diferente, a ideia era fazer o aquecimento, forçar desde o início, e se a dor aparecesse, parar, desistir. A dor apareceu, aos 15 kms. Desisti? É penar, mesmo!!!



"Treino de 19 km, a fazer pendant com o 19 de Março, dia do pai. No próprio dia, o pai teve que fazer coisas de pai, e os filhos tiveram que fazer coisas de filhos, não deu para a foto.


É daqueles dias, que nós dizemos que determinado dia, é todos os dias. Não deixo de concordar, mas isso é num contexto equilibrado. Infelizmente ainda faz sentido pôr alguns dias no calendário. Como o dia da mãe, do pai, da mulher, da criança, etc. Há muito caminho a desbravar, até que a desigualdade e discriminação deixem de fazer parte da agenda, e cada um saiba das suas responsabilidades.

Ainda sou do tempo em que a participação nas atividades dos filhos, era ir com o @eduardolobo23 à piscina. Agora ter uma princesa no ballet… Está-se mesmo a ver onde é isto vai dar… 
Como é que que posso pôr as coisas? Imagine-se que eu era obrigado a participar numa das obras mais famosas do Tchaikovsky... A peça tinha que mudar de nome. Passava a de ser “O Bailado dos Cisnes, e o Pato Marreco"… Um autêntico elefante numa loja de porcelana!!! Apesar de tudo, um gosto enorme em partilhar a aula com a @barbara_b_lobo. Experiência a … Não repetir!!! (Brincadeirinha)
É um privilégio enorme ser pai. Parafraseando os fantásticos adeptos do Liverpool, e enquanto a ordem natural das coisas o permitir, "You'll Never Walk Alone"!"
In Instagram 23/3/2019


Felizmente não houve agravamento, a partir daí, foi só baixar os ritmos. Tem dado para acumular kms, ainda que sem um único treino técnico. Talvez para a semana.




"Visto ser fim de semana, há aquele tempo extra disponível para cozinhar. E porque não deixar uma receita...

Refeição- Longo/Ritmo Moderado

Grau de dificuldade- Médio 

Custo da refeição- Económico
Ingredientes- Bué de café, 1 litro de água, 1 banana, amêndoas, figos secos, um telemóvel cheio de música em estado sonoro.
Tempo de preparação- 10 minutos.
Tempo de cozedura- Pouco mais de duas horas.
Doses- 1 dose
Preparação- Nove dos dez minutos de preparação, são utilizados para arranjar mil desculpas para não ir. O último minuto é composto por linguagem imprópria e insultos vários. Se tiver sol, frio e a chover, como hoje, pode-se insultar mais um minuto ou outro, não há problema.
A cozedura- Como a maior parte dos pratos de excelência, deve ser feita em lume brando.
Até porque convém, guardar impropérios a sério, para os longos de intensidade elevada.
À exceção do café, que é consumido antes, os ingredientes são todos colocados na extraordinária mochila da Salomon, qual posto de abastecimento móvel impercetível, e vão sendo consumidos ao longo do percurso.
Sobremesa - Litro e meio de água nas 2/3 horas a seguir. Laranja, mel e canela. Isto com estas temperaturas mais frescas. No Verão com a elevada transpiração, à laranja ao mel e à canela, junta-se o tomate, com umas pedras de sal. 


Poderá avaliar esta receita até cinco estrelas 🌟🌟🌟🌟🌟 
Não, não poderá... Isto foi só para efeitos de estrutura, site/culinária. É pena…

E pronto, esta partilha passou-se… Era isto…Bom dia! “um telemóvel cheio de música em estado sonoro…” Tenho estado a magicar onde é que isto se poderá situar. No poético, no filosófico, ou no parvo… Estou desconfiado que sei a resposta!!! 

***É verdade que a inscrição não foi barata, e a t-shirt oficial da prova era opcional. Mas a dois meses da maratona, recebi a mesma, na caixa do correio, sem avisos de receção, sem nada, vinha num simples envelope branco… Simplicidade nórdica. Nada de especial. Mas em 12 maratonas, nunca tinha acontecido nada do género. Quer-me parecer que a Asics Stockholm Marathon não é mal organizada…Para primeira impressão, sim senhor!"
In Instagram 6/4/2019

É pronto, já está...
Isto às vezes são figos secos e amêndoas... Mas não faz mal nenhum juntar laranja, mel e canela!!!


Boas corridas.






5 comentários:

  1. Cum caraças … está 2 anos fora mas quando voltas, voltas a sério :)
    Tudo a correr de feição para Stockholm … e cuidado com essa dorzita ;) … sabes como é .. "olha para o que digo, não olhes para o que faço" :)
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dentro de dias vou lamber as feridas a Canedo… A água do Inha, é regeneradora como nenhuma. Mas não é para beber… Atenção... É para o banhinho. Espero que ninguém leia isto, senão lá se vai a nossa eterna fonte da juventude!!!
      Forte abraço!

      Eliminar
  2. Muito bom texto e, isso de receber a camisola da prova via CTT, nunca tinha visto; há sempre uma primeira vez para tudo, não é?
    Bons treinos porque a Asics Stockholm Marathon merece um algarBio Boador (sou do Porto, nota-se não é?).
    MIKE
    Happyrun

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mike.
      São os suecos a inovar.
      Adoro o Porto, aliás, eu gosto do país na totalidade. Isto é um canto pequenito, mas à maneira.
      Bamos ber, se os treinos correrem normalmente, tento sempre correr abaixo das três horas. Mas sem stress.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. eu acrescento … e quando os treinos não dão, ele corre na mesma abaixo das 3h … era só .. over&out

      Eliminar