sábado, 14 de dezembro de 2019

2019. The review.

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!

Eu sou o primeiro a assumir que a procrastinação é uma das atividades principais deste blogue. Devia ser mais alimentado de letras. Mas é o que é, sem stress.
Em 2018 consegui fazer 8 publicações, 2019 já vai destacado com… 9. Eu sei, é um progresso enorme fazer a décima!!!

Era mais fácil se fosse como nos primeiros anos de escola. Lembram-se dos sumários da escola primária? 

“Sumário: Continuação da aula anterior…”.

Mas vamos lá a ver. Isto dos sumários na escola primária tanto podia saber a conforto, como a dor. Ias pegar no ponto de partida do dia anterior, imagina que era um assunto que dominavas, o ego ficava cheio. Se fosse matéria em que tinhas mais dificuldade em lidar… A alma vagueava…

Vendo bem, hoje em dia é igual!

Se eu venho aqui a espaços, como é que podia pôr “Continuação de alguma coisa…”.

Desta vez não vou fazer copy paste do Instagram. Vai ser um resumo anual com um breve comentário a fotos, sim a maior parte são do Instagram.


Meia Maratona Manuela Machado, em Viana do Castelo. 
Tinha ligação ferroviária para sul agendada 1:30 depois da partida da prova. O percurso tinha ida e volta. A parte mais afastada ficava mais ou menos a nove km, uma pequena parte era dentro da cidade. Pelo facto de ter maratona na semana a seguir, nem podia esforçar-me demasiado. A ideia era fazer 1:24, e ainda ficava com seis minutos para fazer os 500 metros até à estação… Resumo… Não perdi o comboio. Vá, houve alguns dos meus colegas que disseram  que eu não regulo bem da cabeça (pessoas que me conhecem, só pode…). Vamos lá a ver, Viana do Castelo não é assim tão longe de Almodôvar… Valença do Minho é mais...

Fiz paragem para almoçar numa terra portuguesa chamada... Nine!
A primeira coisa que lembrei foi da canção dos Da Weasel, Re-Tratamento. 

"Olá Nine, quero tratar de ti...". 

Calma... eu sei a letra. "Olá nina,..."!!! 

Marrakesh. A mais curta preparação de sempre, 21 dias úteis. Saiu muito melhor do que a encomenda.
Ainda  cheiro a camelo e especiarias... Se calhar um banho ajudava!


Trail de Mértola. Fiz o primeiro km na caminhada, depois decidi averiguar se estava realmente lesionado na coxa. Estar estava, mas quando corro não penso racionalmente.  

Houve escalada em direção ao Castelo.

Quinze dias sem treinar. Aparecia a mais velha corrida deste atleta. A meia maratona da Ponte 25 de Abril. Era aqui que iria saber se a coxa se aguentava. Dos quinze aos vinte e um... Foi com a faca nos dentes, dor a sério. Curiosamente uns dias de descanso,  e os músculos vieram ao lugar sem qualquer intervenção.

Finalmente a cumprir as ordens do "treinador". Na difícil (e quente)  meia maratona de Lagos, sem exageros. A capital sueca estava à vista.


Muitas cautelas e caldos de galinha. Preparação intermitente, que acabou por trazer um resultado inesperado. Apontava a números mais perto das sub 3:00. O que vem por acréscimo...

Provas de 10 km... Não treino para tal. Não faço séries puras desde Paris 2016. São sinónimo de lesão para este rapaz. Eu chamo séries puras, às  clássicas repetições de 400 ou 200 metros à morte.

Incrível a forma como voltei a cumprir as ordens do treinador na Rocha da Pena, versão noturna.
"Vais à distância intermédia, para não teres a tentação de acelerar. Não há tempo para curar mazelas. Bruxelas está a ver".
Gosto muito da organização deste pessoal, com maior ou menor autorização para acelerar.  Simplesmente participar.   


Esta foto é a mais fácil de descrever... Que privilégio dividir  o    tempo   com   estes  miúdos.  Que privilégio!
É uma das minhas fotos do ano!!! 

A outra foto do ano, é esta.  Acho que relacionado com a minha carreira de atleta, é "a" foto!!!

A meia maratona Almodôvar/Feira de Castro.
O pessoal tinha a meia maratona de Lisboa no dia a seguir, como comprovam as fotos a seguir. Eles não tem experiência para fazer a distância dois dias seguidos, com a exceção do Valdemar, também já rodado nestas andanças. Acabou por ser muito engraçado realizar este evento. Por várias circunstâncias, havia muitos anos que não fazia esta brincadeira no fim de semana da Feira de Castro. Correu cinco estrelas!


Sempre que posso acompanho a rapaziada  no autocarro da Câmara Municipal de Almodôvar. Acabo por ser uma referência do atletismo de baixa competição.

Ainda farei uma São Silvestre ou outra até ao fim do ano. Mas como disse anteriormente, não treino especificamente para provas de dez km. Acompanhar o pessoal, e como é óbvio, esticar um pouco  o esqueleto. Sem stress.

Uma última palavra de agradecimento para um companheiro de corridas, faleceu o meu Garmin 220. Fez-me companhia durante dez maratonas, com a particularidade da sua primeira distância rainha ser a mítica maratona do Porto 2015. Fiz-lhe hoje uma simples homenagem. Uma meia maratona simbólica num sítio perto do oceano. Para cumprir aquele velho provérbio da Garmin. 

"Do mar vieste... Ao mar voltarás!!!"

Calma... Isto é só para efeitos poéticos, não jogo nada ao mar, a não ser o corpo...


Para o seu lugar o simples  Garmin    45.  Mede a pulsação, se durmo bem (tá bem, tá), se faço isto e aquilo. Por acaso não faz nada disso... Eu não o uso... Excepto  durante a corrida, como é óbvio. Não gosto de relógios.


E pronto, já está mais um post concluído. A quem vier ler. Um feliz Natal e um bom ano novo. A quem não vier... Um feliz Natal e um bom ano novo também!!!

O ano de corridas fica marcado pela confirmação de poder participar em Berlim por mérito próprio. Só por isso, tem aquele saborzinho bom.


Boas corridas!

2 comentários:

  1. Eu vim ler e como tal, Festas Felizes e um excelente 2020, com boas corridas e em boa companhia.

    4 min para o Comboio...na boa tradição da CP chegou atrasado, não foi ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Por acaso chegou… 10 minutos atrasado, mas eu cheguei dentro do horário!
      Dez minutos de amena cavaqueira com várias famílias que vinham para Barcelos. São conversas que ficam. Uma parte do tempo foi a explicar onde era Almodôvar… Outra parte a explicar o que andava ali a fazer… Desejaram-me boa sorte para Marrakesh. Tento aproveitar o máximo de energia positiva possível!!!
      Mais uma vez, um Feliz Natal e um bom ano novo.
      Abraço.

      Eliminar