sexta-feira, 15 de abril de 2016

Solidariedade, porque sim!

Reciclagem! 
Reflexão 22/02/2015!

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
A corrida pode ser solidária?
Desde que começou esta aventura da corrida, a minha maior decepção foi numa corrida solidária, uma corrida que não fiz. Por isso é que foi tremenda decepção!
Quando damos qualquer contributo para uma causa, através de uma inscrição, de um donativo em género/dinheiro. Ficamos sempre com a incerteza se irá ter o destino mais correcto. Mas não é por essas incertezas que deixamos de tentar ajudar! No fundo fazemos a nossa parte, o resto não está dentro do nosso domínio!
Embora eu reconheça que vivemos num país onde temos bastante confiança nas instituições!
Não são todos os países que se podem gabar de ter um ex-primeiro-ministro preso, quem é que não tem orgulho numa coisa assim!
Bastante confiança nas instituições foi o que me ocorreu escrever, mas foi muito contra vontade. Apetecia-me mais ir por outro lado!
Mas como eu costumo dizer, isto são essencialmente reflexões sobre corrida!
Algumas das provas em que participo ou pretendo participar, nem chego a destacar nas reflexões nem mesmo dar conta delas no Facebook!
Corrida solidária 
Mas a prova que falei anteriormente (a da decepção), teve direito a ir para foto de capa. Com pompa e circunstância!
Foi a Corrida Montepio 2014 (tem como finalidade solidária o apoio às Cáritas Portuguesas)!
Como tinha mais afazeres na capital, pensei juntar o útil ao agradável!
Ou seja, terminava o fim de semana em Lisboa em beleza, com a primeira corrida de 10 kms da "carreira"!
Esqueci-me apenas de um pequeno pormenor, pormenor esse determinante para o desfecho final.
Fazer a inscrição a tempo e horas!
Fiquei com uma frustração tal, que ainda hoje não consegui fazer o luto desse dia, mas literalmente mesmo!
A partir desse dia nunca mais deixei de vestir de preto. O que uma "não corrida" pode fazer a um atleta!
Vamos lá a ver como é que posso dizer isto. Nem tudo o que escrevo é para ser levado à letra. Pode haver uma coisa ou outra que pode ter uma deturpaçãozita, um ou outro exagero!
Mas juro, desde esse dia nunca mais deixei de vestir de preto!
Na manhã da dita prova, tomo o pequeno almoço numa pastelaria perto do sítio da partida, que estava lotada de atletas de t-shirt laranja berrante. Como que a "berrarem" para mim, para a próxima inscreve-te a horas OTÁRIO!
Laranjinha de estimação 
Nesse mesmo dia inscrevi-me na primeira prova de 10 kms que encontrei. Quis o destino que a t-shirt da mesma (Corrida dos Descobrimentos), fosse laranja berrante!
Deve ter sido o patrono das corridas a querer dar-me um doce. Como se não bastasse foi uma prova cinco estrelas! Muito, muito boa!
É claro que a corrida pode ser solidária!
Achei por bem nestes primeiros dias do ano ter o meu momento de solidariedade!
Uma das fotos da publicação são algumas das minhas sapatilhas usadas!
As sapatilhas em determinada altura perdem a capacidade de amortecimento em corrida. Amortecimento esse essencial na protecção do esqueleto. Mas do ponto de vista de utilização comum, ficam como "novas"!
Já dei sapatilhas antes e vou voltar a fazer!
Usadas em muito bom estado 
Foram a lavar e estão 4 pares preparados, para fazer mais alguém contente (embora de forma diferente) como me fizeram a mim!
A lei de Lavoisier no seu melhor.
"...nada se perde, tudo se transforma".
Ainda está para acontecer, fazer uma reflexão sobre os treinos de preparação para a Maratona de Madrid e não chegar a falar dos mesmos!
O meu saudoso F 305
Tudo a correr dentro do previsto, fiz hoje mais um trintão!
Ao Domingo um treinozito de 30 km é uma coisa que dispõe bem!
Um fim de semana todo cheio de Nostalgia!
Nostalgia?!?!
Então logo era só Rádio Comercial e mais nada e agora Nostalgia!
Afinal como é que é?
Rádio Comercial forever!
Um fim de semana de nostalgia porque faz hoje um ano que concluí a Maratona de Sevilla!
Que dia! Muito, muito bom!
Comitiva de luxo em Sevilla 2014

Dica do atleta:
A dica hoje é fácil prever.
Quem tiver sapatilhas usadas em bom estado, é seguir o exemplo atrás descrito!

Reflexão técnica/científica:
Primeiros dias do ano?!?!
A corrida continua a tirar neurónios?
Então já vamos no fim de Fevereiro!
Primeiros dias do ano?
Pois, eu dou bastante importância à cultura oriental!
Ele é o sushi do Japão, ele é o açafrão da Índia e no que ao ano diz respeito é claro, o ano Chinês como é óbvio!
Teve início quinta-feira passada o novo ano Chinês!
Terminou o ano do Cavalo e teve início o ano da Cabra!
Está na altura de confortar um Cavalo ou outro que conheçam, afinal sempre deve deixar alguma mágoa!
E claro felicitar as Cabras, de certeza que conhecem várias!
É tempo de festejar!
Boas corridas!

Ora vamos lá ao "Plus"!
Foi maravilhoso, de forma indirecta, ficar a saber da posterior utilização das sapatilhas da foto. Foi daquelas coisas que jamais esquecerei!
Já tenho mais para o mesmo fim, quando o fizer tiro foto e escrevo mais umas linhas sobre isso. Não faz mal nenhum chamar a atenção para a solidariedade!
Já não estamos no ano da Cabra, o protagonismo agora pertence aos Macacos!
Vai uma sugestão, ofereçam uma banana a qualquer macaco que conheçam. Os macacos adoram bananas!
Eu digo já, gosto muito de bananas!
Boas corridas!

2 comentários: