sábado, 16 de abril de 2016

Hyvon Ngetich

Reciclagem! 
Reflexão 1/03/2015
A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
O esforço compensa?
Como é óbvio nos dias a seguir às imagens da atleta queniana Hyvon Ngetich a rastejar até à meta, foram poucas as pessoas que sabem que corro maratonas que não me perguntaram se não tinha visto. Vi!
Numa reflexão anterior em que mencionei o filme "As Cinquenta Sombras de Grey". Filme que apesar de não ter visto foi fácil elaborar um comentário com um certo e determinado rigor científico científico!
Já no que diz respeito às imagens da atleta queniana, tenho uma opinião mais terra à terra, que deixarei lá mais pra frente!
Reza a lenda que a primeira distância que deu azo ao surgimento do nome da Maratona, foi percorrida pelo soldado/atleta Filípides ao serviço do exército grego!
Levou a informação a Atenas, acerca da vitória dos gregos na batalha travada na cidade de Maratona diante dos Persas!
Ao chegar ao destino e conseguir dar a informação morreu de seguida. Diz-se que com essa informação, que lhe custou a própria vida, salvou a vida a muitas mulheres e crianças!
42 kms feitos sem a devida preparação e sem as condições proporcionadas nas provas actuais, pode ser ser considerada uma distância impossível!
Casa-Castro-Verde-Casa 
O que é que nos faz fazer esforços descomunais e querer continuar?
Em todos os planos de preparação para a Maratona incluo um treino de 35 Kms, que consiste em ir a Castro Verde e voltar. Considero o meu Vietnam!
Já pensei em vender a minha casa e ir morar para Castro Verde. Porque se assim fosse o treino era ao contrário. Logo muito mais simples. Muito menos sofrimento.
Dirão pessoas mais atentas. Então, é só ires de carro pra Castro e está solucionado!
O que tenho a dizer sobre isso?
Altimetria 
"Não gosto" de pessoas atentas!
O que nos faz fazer esforços descomunais, é o que se sente na concretização de um objectivo!
O passar na meta duma Maratona com dignidade, é uma sensação extraordinária! É a conjugação de muitos esforços a convergir para um momento inexplicável!
Tenho pouca experiência, ainda só concluí três maratonas, mas já tenho alguma propriedade para formar uma opinião sobre o assunto!
As três maratonas que concluí tem todas uma coisa em comum. Os kms onde desistem mais pessoas, são nos últimos dois Kms!
Ouve-se várias vezes o público, só já faltam dois kms , só já falta um km, só já faltam 500 metros!
Comentários esses que fazem todo o sentido, para quem observa de fora. Parece a ser mentira que uma aventura que começou 40 kms antes se fique por ali!
A verdade é que quando chegamos ao limite das nossas forças, não há mais nada a fazer, o cérebro deixa de tentar convencer o corpo a correr, a andar. É altura de desistir!
Podem ser apenas 50 metros como aconteceu à atleta queniana!
Hyvon Ngetich 
Qual é a minha opinião acerca das imagens de Hyvon Ngetich a rastejar até à meta.
É que elas não deveriam ter hipótese de ter existido!
Disse antes que cortar a meta duma Maratona com dignidade é uma sensação extraordinária!
Penso que se precisarmos de desistir, que seja com dignidade também!
Não fui pesquisar sobre regulamentos das provas. Não são as questões técnicas que me interessam!
A culpa não é da atleta queniana, a culpa é de quem permitiu que aquilo se passasse! Hyvon Ngetich não tinha discernimento para decidir nada, estava numa situação de fragilidade extrema!
Ficou a imagem de coragem e de uma determinação tremenda. Não partilho da mesma opinião!
Podia ter tido um desfecho muito diferente, podia ter acontecido o mesmo que supostamente aconteceu ao soldado/atleta Filípides. Ainda bem que assim não foi!
Treinos de preparação para a Maratona de Madrid.
Estão a correr dentro do previsto!
Casa-Almodôvar-Casa 
Como tenho duas participações em meias-maratonas, Eco Meia-maratona de Vilamoura e Meia-maratona de Lisboa nas próximas três semanas. Vou reduzir um pouco a quilometragem semanal, para chegar mais "levezinho" às provas.
Parecendo que não os kms são coisas que pesam um bom bocado!
Deixarei os dois trintões que faltam, 32kms e 35Kms lá mais pra frente!

Dica do atleta:
Principalmente nos treinos mais difíceis não deixem de ter muita atenção à alimentação e hidratação na véspera. Se for bem feito proporciona um melhor treino e consequente recuperação!

Reflexão técnica/científica:
É simplesmente nós imaginarmos que estávamos a ver através da televisão, aquelas imagens de Hyvon Ngetich!
E quem vinha a rastejar no seu lugar era a nossa filha, a nossa mãe, ou uma pessoa muito próxima!
Queriam ver?
Queriam que aquilo se passasse?
Eu pessoalmente não queria!

Ora vamos lá ao "Plus"!
Uma reflexão com conteúdo mais sério, acho que não há nada de muito relevante a acrescentar!
Na altura tinha concluído três maratonas, agora tenho o dobro!
As seis maratonas não só me fazem manter a mesma opinião, como até está mais reforçada!
Aquilo não devia ter acontecido!
Boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário