quarta-feira, 25 de maio de 2016

2ª Eco Meia-maratona de Vilamoura - Alto do Malhão - Felizes

Alto Talefe - Felizes 
A maratona ( e o trail) do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
E pronto já está, segunda Eco Meia-maratona de Vilamoura!
Foi em Vilamoura, dá para acreditar?!
Provas da parte da tarde, não fosse aquele treino de futebol vespertino no centro de recuperação dos Pernetas e não estaria preparado para esforços à tarde!
Fiquei em segundo da geral e em segundo do escalão, o raio do vencedor não podia ter outra idade!!!
Boas corridas!


Ora vamos lá ao Plus

Tal como a participação nos Trilhos de Mértola, a Eco Meia-maratona de Vilamoura tinha a intenção de manter os níveis físicos aceitáveis, de forma a chegar aquela prova que está agendada para o fim do mês com algum ritmo competitivo.
A prova sem ter grandes desníveis de relevo acabou por cumprir os objectivos. A maior parte do percurso era feito em estradão e em trilhos com piso irregular, bem diferente do puro alcatrão!
O evento era composto por duas provas em simultâneo, a meia-maratona e 10 Kms respectivamente.
Como os primeiros seis kms o percurso era comum, não percebi de forma alguma que tinha ficado em segundo lugar da meia-maratona.
O ver sair atletas mais rápido no início, sem fazer ideia de qual era a distância que cada um ia participar e o facto da prova não ter visibilidade ampla de todo o percurso, fez com que só mesmo nos últimos 500 metros é que ficasse a saber.
Se bem que quando ouvi a primeira vez, "és o segundo, és o segundo", pensei imediatamente. Olha, aqui tem prémios para todos os tipos de atleta, devo ser o segundo "coxo"!!!
O objectivo era fazer um treino rápido, foi conseguido. O lugar da classificação acabou por saber bem, como é óbvio!
Mas acima de tudo porque me diverti imenso durante a prova, sobretudo por isso, a desanuviar de Paris desde o dia 3 de Abril!

Alto do Malhão-Felizes

Alto do Malhão
A forma que arranjei de treinar um pouco de trilhos foi levar à letra a minha nacionalidade.
Comecei no Alto do Talefe perto de Felizes, ainda Alentejo e fui até ao Alto do Malhão já em plena serra Algarvia. Como costumo dizer, sou o Algarvio mais Alentejano que conheço, convém levar a coisa à letra!
Acho que o percurso cumpria os requisitos para um bom treino e acabaram por ser quatro horas de "puro prazer", acho que puro prazer é uma forma carinhosa de pôr as coisas.
O fim de semana está à porta e por consequência a aventura no Faial. Faial, a maior parte das pessoas nem deve fazer ideia o porquê do nome Faial, mas claro que eu tenho na minha posse a justificação!
Quem escolheu o nome da ilha foram as duas famosas escritoras dos contos "Uma Aventura", Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Mas afinal essas senhoras já eram nascidas nessa altura, já escreviam livros, etc, etc?!
Isso agora não interessa nada!
Ainda tiveram alguma dificuldade em decidir entre dois nomes. Chegaram facilmente a acordo, que o nome de um dos cães, participantes activos nas histórias que ambas escreviam seria o mais indicado. Tiveram foi indecisas se chamavam Caracol, o caniche das gémeas ou se chamavam Faial o pastor alemão do João!
Chegaram à conclusão que o nome de um cão imponente seria o mais indicado a dar à ilha, em detrimento do caniche com nome de gastrópode!
Eu sei que já devem estar a pairar algumas dúvidas sobre esta versão desconhecida da história. Pois é mesmo por ser desconhecida que não a conheciam, já tenho dito que há alguns segredos que estão muito bem guardados. Não vale a pena pesquisar.
Dizia eu, a aventura no Faial está aí, mas se há prova que não terá nenhum stress competitivo, esta é uma delas. Vai ser difícil de certeza absoluta, o objectivo é mesmo gerir essas dificuldades, tentando aproveitar ao máximo!
Boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário