quinta-feira, 3 de março de 2016

Então não se come nada? Os meus três superalimentos!



Reciclagem!
Reflexão 20/09/2014!

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Então isto é só correr? Não se come nada?
A super banana!
Tinha dito que não iria falar da minha primeira meia-maratona (foi mau de mais) mas a intérprete principal desta publicação faz com que eu não consiga não fazê-lo.
Fiz cinco treinos (achava eu que eram treinos) e fui fazer os tais 21Km. Lembro-me bem de todos os metros pormenorizadamente, mas só vou falar do Km 18. Cheguei lá com muitas dificuldades, para não dizer sofrimento a sério. Era o abastecimento sólido. Muitas bananas e laranjas. Tenho consciência que os miúdos que estavam a dar o abastecimento devem ter pensado: “Este amigo não come há muito tempo”. Estive muito tempo a ingerir bananas, parecia que não tinha comido na última semana. As bananas pegaram em mim  ao colo e levaram-me  os últimos 3 kms, eram bananas especiais eram super bananas. Cortei a meta com 2:19:38h e muito sofrimento!
A banana que foi imortalizada numa canção do Michael Chacon, como “El único fruto del amor és La banana, La banana”. Tive que ir pesquisar, porque o autor não me lembrava de memória.
Era também utilizada nas declarações de amor nos meus tempos de adolescente, pelo menos uma parte da canção desse grande compositor/poeta/visionário, José Cid. Qual Shakespeare, qual o quê!

Partilhei o vídeo lyrics. Porque eu só conhecia o refrão, mas depois de conhecer a letra toda nunca mais fui o mesmo. Peço que percam 3:50 minutos da vossa vida e vejam o vídeo (letra) na íntegra. Nota-se bem que a letra foi escrita sob o efeito de substâncias ilícitas ou similares. É “bom” de mais!
 Qual foi o rapaz que não disse a uma rapariga: “ Como um macaco gosta de banana eu gosto de ti”? Isto é romantismo bruto (bruto foi a palavra que me ocorreu, mas havia outras, ai não que não havia)! Qualquer rapariga desmaiava a seguir, não sei bem é qual era o motivo!
Começo a escrever coisas com um certo e determinado rigor científico, até me esqueço que isto aqui não é pra brincadeiras.
Tudo isto para dizer que a fruta do maratonista é a banana! Eu costumo dizer que a banana é bom antes, durante e depois. Da corrida é claro!
Para mim pelo menos é assim, para além do seu valor nutricional não é indigesta em nenhuma das fases!
Já outras frutas não têm o mesmo comportamento em treino.
Opto por consumir as restantes variedades de fruta de uma forma aleatória! Há dias em que chego a comer mais de 30 peças de fruta.
É claro que a nossa alimentação também ajuda ao desempenho. A actividade física aliada a uma boa alimentação é juntar o útil ao agradável. Não me vou pôr com considerações muito específicas sobre a alimentação, porque não é o meu ramo. Só para dizer que como acabo por ocupar muito do meu tempo a correr, tento não estragar tudo com a alimentação.
Eu falei nas festas de Verão em reflexões anteriores mesmo por isso. Treinar durante uma semana com algum método e depois passar três dias “em festa” ao fim de semana, nem para atletas de alta competição. Não há preparação que aguente. Eu chamo-lhe anti-treino!
Nas fotos da publicação optei por pôr a estrela da companhia, a banana e de uma refeição adequada para um atleta de baixa competição.
Numa um bom prato de massa com peito de frango e salada, noutra um copo de vinho tinto de extrema qualidade. Quinta do Lobo!
Isto sou eu que como não carreguei as uvas estou a ver se me safo com a publicidade! Tudo o que é apresentado nas fotos foi consumido por este atleta. Embora as bananas não tenham sido todas na mesma refeição, era capaz de pesar no estômago!
Em relação aos treinos vai tudo a correr muito bem. Consigo melhores performances em quase todos os capítulos. Só falhou num capítulo. Não é Inverno. Festas de Verão a mais!
A confiança dos atletas de baixa competição não se ganha apenas com boas performances pessoais, como tenho andado a fazer. Ganha-se com sensações, e as minhas sensações dizem-me que o Verão nunca será o Inverno, as tais verdades de La Palisse!
Dica do atleta:
 Fui bastante benevolente com a banana, mas tenho que fazer uma adenda.
Primeiro, a muita importância que dou ao mel (já falei disso em reflexões anteriores) e em segundo á batata-doce.
 Eu sou um grande apreciador de batata-doce e ela para mim é também um superalimento. Só cozida com água, sem sal, o sal ali não serve para nada. Já agora o tempo de cozedura depende do tamanho da batata, varia entre 15 a 25 minutos. É uma excelente fonte de energia!
As melhores do mundo crescem em Aljezur e no Rogil, já disse que conheço bem o Algarve e se dissesse só as mais famosas (Aljezur). As pessoas do Rogil não me perdoavam. Sim conheço pessoas no Rogil!
Portanto os meus três superalimentos são a banana, o mel e a batata-doce!
Reflexão técnica/científica:
Nem tudo o que parece é!
Eu sei que quando falei em consumir 30 peças de fruta num só dia pode ter passado a ideia de que há coisas que têm limite. Pois mas eu não estava a falar de bananas, nem de laranjas, nem de maçãs, nem de pêras, nem de pêssegos e muito menos de melões ou de melancias. Eu estava a falar das extraordinárias cerejas!
Tenho um filho que sem esforço come 40 delas. Ele gosta de fruta com origem nos arredores da serra da estrela!

Ora vamos la ao "Plus"!

Bananas, mel e batata doce! 
Continuam a fazer parte da "espinha dorsal"  da minha alimentação, mas completamente! 
São sem sombra de dúvidas os três superalimentos deste atleta de baixa competição! 
Há realmente uma verdade que se deve sublinhar! Já que se passa tanto tempo a treinar, convém não estragar tudo com a alimentação! 
O Quinta do Lobo, continua a melhorar a qualidade de ano para ano e a 
ser o fornecedor oficial do atleta! Não ajudo muito o meu irmão na vindima, mas sou o que mais ajudo a gastar o vinho. É também para isso que servem os irmãos! Isso é bem! 
Continuo extasiado com a dimensão poética e extremamente romântica da letra desta grande pérola do José Cid! Sim senhor! 
... o Verão nunca será o Inverno,...!
Isto sim soa a poesia, já me tinha esquecido desta minha veia poética! E ainda bem!!! 
Bananas, mel, batata doce, cerejas, massas, saladas, vinho e como é óbvio festas de Verão!
Festas?! 
Quem é que não gosta de festas...! 

Boas corridas! 


Sem comentários:

Enviar um comentário