sábado, 5 de março de 2016

Mamamaratona 2014! Feira de Castro-Almodovar!

Reciclagem!
Reflexão 18/10/2014!

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Mamamaratona de Portimão! (Meia-maratona)
1:23:39m, continua a corrida!
A Feira de Castro!
Mas que raio é que a Feira de Castro têm a ver com a corrida?
No Domingo passado realizou-se a III Meia-Mamaratona de Portimão.
A prova é realizada pela associação de atletismo do Algarve em parceria com a AOA (Associação Oncológica do Algarve). As receitas da mesma revertem a favor da AOA. Só isso já é mais do que motivo para participar. A associação tem como objectivo chamar a atenção para a prevenção do cancro da mama!
Ajudam as pessoas que estão na frente de combate contra um inimigo silencioso. Silencioso, mas temível. Infelizmente sou obrigado a lembrar-me disso todos os dias desde tenra idade!
Mas a Meia-Mamaratona serve para isso mesmo. Para alertar as pessoas para a importância de gestos de prevenção que poderão fazer toda a diferença. Com este género de iniciativas, pelo menos num pequeno período de tempo consegue-se canalizar as atenções para a importância dos mesmos.
A parte desportiva em si correu muito bem. Consegui uma boa prova. Apesar do percurso em si ser “durinho” baixei um pouco a minha marca pessoal da meia-maratona. Muito satisfeito com o desempenho!
Mas que raio é que é que a Feira de Castro tem a ver com a corrida?
Em primeiro lugar tenho a opinião de que quem não gosta da Feira de Castro devia falecer!
Vou enumerar uma coisa ou outra para dar cobertura á minha teoria.
A Feira de Castro têm:
- Nozes, castanhas, amêndoas, figos, estrelas de figos, galinhas de figo, torrão de Alicante, farturas, churros, algodão doce, pipocas.
Têm também:
- Carrosséis infantis, carros de choque (quem é não deu as suas primeiras aulas de condução na Feira de Castro. Este ano pelo que me constou a Câmara Municipal exigiu maiores contrapartidas financeiras, logo não há carros de choque), aviões/cadeiras voadoras, barracas dos tirinhos, etc!
E ainda têm:
- Camarão de Alcácer, polvo assado, azeitonas, cabeças de borrego (à do João das cabeças), cerveja fresca!
 Há também sítios de venda de roupa, de calçado, de louça, de brinquedos, de quinquilharias, de enchidos/presunto/queijos.
Ouvem-se vários pregões, “paga um leva dois”, “meia dúzia 10 éros”, “ tudo a 5 éros”. A Bárbara consegue imitar na perfeição as vendedoras. Se não tiver sucesso no ensino regular tem o futuro assegurado.
Já deve chegar para provar a minha teoria de que, quem não se interessar por nada do enumerado devia falecer. Vá no mínimo uma dor de dentes. Pronto, uma ligeira dor de dentes!
Mas que raio  é que a Feira de Castro têm a ver com a corrida?
Quando se pensou no projecto de Almodôvar e de Castro Verde houve uma reunião entre dois arquitectos da altura. Em que foi decidido que as duas metrópoles (era a ideia para as duas localidades) ficariam com 21km a separa-las. É claro que a decisão foi tomada porque já nessa época havia pessoas a vibrar com as distâncias das meias-maratonas. Principalmente meias-maratonas nas pontes de Lisboa. Como era o caso dos dois arquitectos em causa. Poderá dizer-se que nessa altura ainda não havia as pontes. Pois mas nestas reflexões quem decide se havia coisas ou não sou eu!
O parágrafo anterior foi apurado através de uma investigação minuciosa. E sempre com um certo e determinado rigor científico. Aliás como é hábito!
A verdade é que a distância entre Almodôvar e Castro Verde são 21 Kms. E agora sei que vou surpreender, porque não vão estar á espera. Mas distância entre Castro Verde e Almodôvar também são 21 Kms. Não é preciso agradecerem, porque investigação rigorosa é o meu passatempo preferido!
Também é certo que aprendi a fazer raciocínios destes com esse vulto do conhecimento, Lili Caneças. Que um dia proferiu a imortal frase, “ O contrário de estar vivo, é estar morto”!
Isto só para se perceber onde vou “beber” sabedoria!
Já agora ” La pièce de résistance”. E a prova da minha dedicação á matemática aplicada. Sair de Almodôvar, ir a Castro Verde e voltar são 42 Kms. Se isto não é raciocínio de matemática aplicada não sei o que lhe chame!
Acho que já perceberam que tá tudo ligado com o título destas reflexões. A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
É claro que mais ano menos ano ainda terei que fazer essa maratona. Mas não a breve prazo. Mas este fim de semana é duma meia-maratona que se trata.
Há dois anos tive a ideia e por portas e travessas já foram dois flops. Não se chegou a concretizar. Eis que decidi fazer a primeira edição da meia-maratona, Almodôvar-Feira de Castro sozinho. Será em ritmo de passeio de forma a conseguir reportagem fotográfica em andamento. Para ficar registado!
Pedi á organização o dorsal com o meu número preferido (666)!
Certo é que tive de pagar caro pelo privilégio. Espero que valha o esforço!
A prova será amanhã, Domingo e terá início ás 10:00 horas. Vai começar no eucalipto centenário de Almodôvar e terá a sua conclusão na rotunda dos porcos em Castro Verde. Já fui avisado que vou ter muita gente na chegada, coisa que eu acho mais do que justificável!
Dica do atleta:
- Quando acham que têm nas mãos uma ideia boa não desistam de tentar pô-la em prática. Porque se não tentarem nunca saberão se realmente era boa ou não. Tenho esperança que á terceira seja de vez!
A verdade é que se há falta de motivos para correr, é só inventa-los!
Reflexão técnica/científica:
Se a organização ficar contente com o evento, na segunda edição para o ano haverá direito a convites para participação na 2ª Meia-maratona Almodôvar-Feira de Castro! Sempre com limitações e muitas regras. Porque é um dia com muito transito e a intenção será sempre de preservar a integridade física. Terá que ser sempre uma prova de participação e nunca de competição. Uma promoção da corrida, só isso!É claro que estava á vista de todos que a Feira de Castro tem tudo a ver com a corrida. Ou se calhar não tem, sou só eu que como sofro de corridite que vejo estas coisas!

Un petit "Plus!"
Início no eucalipto centenário de Almodôvar. E conclusão na rotunda dos porcos, como estava no plano de festas! Numa das fotos estou encostado a um porco, posso dizer que o animal parecia uma estátua!
Corrida muito divertida!

Ora vamos lá ao "Plus"!
Na altura e dada a proximidade dos dois eventos, acabei por englobar as duas provas na mesma reflexão!
Depois de tanto tempo, o tempo não pára, ao reler vi numa extraordinária perspectiva!
A abrangência da corrida é tremenda!
Temos na mamamaratona um excelente exemplo de como a corrida pode ter um papel determinante na divulgação de assuntos muito muito importantes! Como é o caso da prevenção do cancro da mama!
Depois a corrida Almodôvar-Feira de Castro!
Foi uma brincadeira super divertida!
Em 2015 não consegui repetir porque no fim de semana da Feira de Castro tive que participar numa provazeca na capital (Meia-maratona de Portugal)!
Duas situações de corrida tão distintas, mas a provar que a corrida é um caso à parte!
Como costumo dizer, a corrida amadora então é um caso ainda mais à parte!
Boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário