quarta-feira, 9 de março de 2016

Mas como é que eu cheguei aqui?

Reciclagem! 
Reflexão de 1/1/2015 

A maratona do ponto de vista de um atleta  de baixa competição!
Mas como é que eu cheguei aqui?
2014 um ano inteiro a correr!
Entre provas e treinos 2358 kms de corrida depois (registo fidedigno Garmin). Qualquer comum mortal faria o resumo com a frase feita, “correr por gosto não cansa”.
Correr por gosto não cansa? Querem a verdade, ou a frase feita?
Se fosse eu a responder diria. As duas!
Primeiro terei que falar da parte que cansa!
Eu, geralmente tenho o hábito de levar o carro até á porta do sítio que pretendo ir. Visto já não ir pra novo e isto da idade é uma coisa que custa a todos. É a lei do menor esforço. Já me aconteceu mil vezes desistir de ir a um sítio porque não podia levar o carro até uma certa e determinada distância de proximidade. Ou seja fazer 200 metros a andar, para ir a uma repartição ou coisa do género tratar de um assunto de relevante importância está fora de questão. Ou dá para ir de carro ou fica para o outro dia!
Eu classifico um restaurante por ter mais ou menos estrelas Michelin pela proximidade. Aproveitando a “marca” um restaurante é melhor ou pior dependendo se faz gastar mais ou menos pneu. Como disse antes é a lei do menor esforço!
É aqui que me questiono!
Porque é que eu sou assim?
Um velho já decadente que não dá um passo a pé e depois passa o tempo a correr!
Contradição? Não!
Eu tenho uma explicação!
Agora a parte do correr por gosto!
Quem nunca se imaginou um burro a correr atrás de uma cenoura?
Se calhar muita gente, só porque não gostam de cenouras. Porque já diz o ditado, “Que de burro e de louco todos temos um pouco”. O ditado pode não ser bem assim. Mas já se sabe que nestas reflexões, quem decide as coisas sou eu!
Pois a cenoura está no fim do jogging, no fim dum treino mais difícil, no fim dum treino mais fácil, no fim de uma prova, num convívio de um treino, no convívio de uma prova. É a satisfação de ter cumprido um objectivo. O nosso objectivo. E quem já participou em qualquer das situações enumeradas percebe perfeitamente o que digo. Aquela cenoura sabe muito bem!
Essa é que é a parte de correr por gosto!
O ano de 2014 começa com muito treino, visando a Maratona de Sevilha. Era a segunda Maratona e tinha a carga de ultrapassar as taquicardias da primeira. Fazer 42 Kms sem parar. Tinha que ter a ajuda do coração!
O coração que é um ser vivo extremamente difícil de controlar, às vezes passo horas á procura dele!
Tem vida própria, muito difícil de domesticar!
Muito, muito treino. Adoeci na semana antes da prova, tinha tudo pra correr sabe-se lá como. Correu muito bem. Aliás voltei a adoecer na véspera da Maratona de Portugal. Correu ainda melhor!
As maratonas são o meu principal objectivo. Gosto muito da preparação das mesmas, vejo aquilo com um respeito que até a mim me faz confusão. Agora até tenho vírus guardados no frigorífico pra ingerir na véspera, isso é limpinho. Então se corro bem é quando estou doente á que respeitar, adoecer a todo custo!
Vou deixar o resultado das provas oficiais que consegui participar.
Maraton de Sevilla- 3:04
Meia-maratona de Lisboa- 1:24
Maratona de Portugal- 2:58
 Meia-Mamamaratona de Portimão- 1:23
10 Km dos Descobrimentos- 36:16
São Silvestre de Lisboa (10Kms)- 38:05
Depois houve várias provas não oficiais, como a Meia-Maratona Almodôvar-Feira de Castro ou a São Silvestre de A-do-Neves (ontem), entre outras brincadeiras.
Vou fazer um pequeno comentário sobre os 10 Kms, porque nunca tinha corrido a distância.
Então quem faz maratonas pode ter dificuldades a correr 10 Kms? Pode e muitas!
É claro que se se fizesse 10 Kms em ritmo de maratona era fácil, o problema é que de acordo com a música assim gosto de dançar.
Fiz os 10 Kms dos descobrimentos, primeira experiência na distância, sempre com os dois pulmões debaixo dos braços, não sabia em que Km é que tinha que os deixar. No fim de contas não precisei de deixar nenhum. Acho que foi com tanta cautela que nem dei por os Kms a passar. Podia ter forçado um pouco mais, fica para a próxima.
Segunda experiência na São silvestre El Corte Inglês. Esperava competir com os meus primeiros 10 Kms dos descobrimentos. Não consegui!
O dorsal da prova foi oferta, por causa de um atleta que tinha desistido. O atleta em causa estava inscrito no grupo dos mais lentos, para quem tinha simplesmente o objectivo de concluir (não deveria ser o de todos?)!
Estou lá ao fundo perto de uma senhora
de andarilho! 
Só que para mim em vez de estar envolvido em conversas do tipo, tentar fazer o melhor abaixo dos 40m. Fazer o mais perto dos 35m possível. Não! Eu estava com a terceira idade, falava-se mais do chá das cinco do que de corrida. Eu vi um ou outro idoso a apertar a placa, para que ela não caísse durante a corrida.
Antes de começar houve uma senhora que estava agarrada a um andarilho que me disse, boa prova. Agradeci e desejei também boa prova. Foi das corridas que mais gostei do ano, talvez pelo facto de perceber cedo que não conseguia apertar com o esqueleto. Porque nas ruas de Lisboa passar 9800 pessoas não é fácil, era para disfrutar. Tentando fazer o melhor que conseguisse, como é óbvio!
Reflexão técnica/científica:
Como é que cheguei aqui? Cheguei a correr!
Agora que acabou um ano de corridas, está chegada a altura de agendar novas metas. As minhas metas são sempre pessoais, já disse e torno a repetir que nunca corro para ganhar a ninguém!
Sempre com intenção de competir comigo!
Acho que foi assim que cheguei aqui!
Nunca senti a mínima frustração causada pela corrida!
Para este atleta de baixa competição a corrida é extremamente terapêutica. Faz muito bem à saúde!
Votos de muitas corridas para 2015!



Un petit plus!
A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Tou habituado a distâncias longas! Foram os primeiros passos no meio-fundo. Muita cautela! Mas fica a experiência de um maratonista de baixa competição em distâncias curtas!
Fiquei com a sensação que me falta aprender muito. Depois pensei mais um pouco e fiquei com a sensação que me falta aprender ainda mais. Tenho intenção de fazer uma S.Silvestre em Lisboa (10 Kms). Depois vou fazer uma reflexão detalhada com um certo e determinado rigor científico, que é característico das reflexões sobre distâncias mais curtas !
10 Kms dos descobrimentos 36:20m!


Un petit plus!
A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Como é que se acaba o ano?
Realizou-se hoje a primeira São Silvestre de A-do-Neves.
Como é tradição teve início às 17:00h!
Como é tradição?!?!
Então se foi a primeira!!
Isso agora não interessa nada!
O ano? Acaba a correr! Boas corridas em 2015!

Ora vamos lá ao "Plus"!
Ao trazer as reflexões do mural do Facebook acabo por repetir alguns assuntos, nunca pior!
Esta reflexão era o balanço e contas de 2014!
2014 tinha sido muito intenso no atletismo de baixa competição, já havia corrida que até fervia!!!
(...de burro e de louco todos temos um pouco...?!?!), sim senhor!!!
Bem, só visto!
Não falemos de burros, talvez de cenouras!
Convém sempre arranjar uma cenoura ou outra, dizem que faz os olhos bonitos!
A minha próxima cenoura está em Paris, é só ir à procura!
Haja cenouras!!!
Boas corridas!

2 comentários:

  1. E já falta pouco para ires apanhar a dita cenoura ... estou a torcer por ti.
    Abraço

    P.S. Gosto do emblema do lado superior direito deste blogue ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu até me esqueço de ver os comentários!
    Vai ser uma cenoura como deve ser, optimista por natureza!
    Emblema fortíssimo!!!

    ResponderEliminar