quarta-feira, 2 de março de 2016

Ferias Grandes! TENHO PENA CASTRO VERDE!


Reciclagem! 
Reflexão de 13/09/14

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
As férias grandes!
Então e nas férias treina-se?
Actualmente um espaço de lazer é obrigatório estar equipado com wireless.
Se isso não acontece pode ver-se na cara das pessoas o horror, a tragédia, a vida delas a andar para trás. Porquê?
Porque na rede faz-se tudo. Vá… Quase tudo, há certas coisas que ainda não dá para fazer.
Serve para educar crianças. Ou seja elas conseguirem estar caladas durante o maior espaço de tempo possível enquanto o jogo que estão a jogar online durar. São novos conceitos de educação que ainda não vêm nos manuais, mas acredito que não falta muito! Sim, eu sei que há jogos que não precisam de internet, mas esses são cada vez mais os menos interessantes
Não devo ser o único que ainda não jogou Candy Crush, mas estou sempre a ser solicitado pelos amigos para jogar!
Deve ser para lhes dar vidas ou coisa do género, cá por mim estão á vontade!
Serve para que se faça uma ou outra consulta ao Facebook. Acredito que durante o trabalho isso não acontece porque as pessoas estão mais do que motivadas nos extraordinários postos de trabalho. É só para as pausas ou nos tempos livres num shopping qualquer.
Serve também como ferramenta de trabalho, o envio dum projecto, dum orçamento, dum contrato, etc…! Quem não sabia fica a saber que também serve como ferramenta de trabalho!
Mas aqui o assunto não é treino e certas e determinadas coisas com um certo rigor científico? Pois claro que é. Mas o facto de ter estado uns dias de férias fez-me fazer uma das coisas que mais gosto, que é observar comportamentos, não consigo não o fazer!
A comparação da minha infância com os tempos actuais foi inevitável, então não é que as crianças de agora não passam as férias grandes a inventar jogos de rua. Nessa altura os jogos que se tiravam da internet da altura (imaginação) eram bem diferentes.
Vou dar exemplo de alguns:
A apanhada, as escondidas, o trapinho queimado, o pião, o berlinde, as três covinhas, o elástico, correr atrás de um aro de bicicleta com um gancho, gincana pedestre (uns metros a deslocar-se num saco, um número de vezes a saltar á corda, retirar um objecto da água, retirar de seguida a bolacha da farinha e uns metros a correr até á meta), aos pais e ás mães, etc, etc…! Num caso ou noutro também se praticava Judo, que geralmente acabava em Boxe. Eram as aplicações da altura, imaginação aos berros!
E a imensa quantidade de canais de televisão que existiam! Eram dois e o segundo canal só dava da parte da tarde. Agora não sei bem mas acho que são mais de 100 os canais infantis, gosto muito do Baby Tv. É relaxante! Sei que ao fim de semana acordava duas horas antes de começarem os desenhos animados e esperava sentado em frente á televisão: primeiro com a “chuva” ou as “formigas” (ecrã branco com pontinhos pretos) e depois a contagem decrescente já com uma grelha colorida, como ilustra uma das fotos da publicação!
Hoje existem centenas de milhares de jogos pra consolas, pra smartphones, pra PC, etc,..! Quem passou parte da infância com o ZX Spectrum, a PlayStation da altura. Que para carregar um jogo levava horas nota uma pequena diferença. Era acompanhado de uma música que bem pode dizer-se não era de todo agradável!

Partilhei antes um pequeno vídeo do ZX Spectrum para que se possa apreciar um pouco do que eram as horas de entretenimento da altura.
Sou um admirador confesso das novas tecnologias. Mas acho que se devia conseguir uma passagem de geração com um melhor conhecimento das coisas terra á terra que se praticavam na altura. Considero-me incluído nos culpados. O tempo parece sempre pouco, poderá ser a gestão do mesmo que não está a ser bem feita.
Mas é claro que nas férias são sinónimo de treino. Então há tempo livre e não se treina?
Faz-se treinos Bi-diários. Aproveita-se as férias e poe-se os treinos em dia. Tempo livre para treinar foi a gota de água para ultrapassar os 100 kms (105) por semana.
Geralmente o treino mais longo do plano é a visita a Castro Verde, pela variante (35 Kms). É um percurso duro. Primeiro pela quantidade de Kms. Depois como tem a primeira metade com mais descidas, somos confrontados na parte em que o cansaço acumula com inclinação muito difícil. É claro que tem sempre a ver com a intensidade que se emprega. Não consigo não utilizar intensidade.
Dado ao facto de não me encontrar em casa o treino dos 35 Kms não foi esse, foi num sitio mais “fácil”. Mas não deixaram de ser os 35 Kms, deixei também a foto do tempo!
13/09/14
TENHO PENA CASTRO VERDE, mas desta vez safei-me a esse sofrimento!
Dica do atleta:
Quando se está de férias com mais passageiros. Deve-se estabelecer a hora em que o último acorda para estabelecer o horário do treino. Ou seja, o fim do treino deve coincidir com o último despertar. Assim consegue-se passar despercebido das pessoas que não sofrem da Corridite (sinto-me no direito de inventar palavras, tenho dito)
Reflexão técnica/científica:
Então uma pessoa está de férias e depois levanta-se todos os dias de madrugada?
No meu conceito quanto mais tarde se deitar e mais cedo se levantar melhor. Mais tempo a pessoa consegue usufruir do tempo de férias. Seja para correr, seja para uma ou outra actividade que lhes dê mais gosto fazer. Considero que é uma questão de perspectiva. Sei que o dormir têm muitos adeptos, mas a mim dá-me mais prazer as coisas que faço acordado!

Ora vamos lá ao "Plus"!
Pois claro que a educação de filhos, tal como a maratona, é uma intensa prova de fundo! Muito, muito difícil!
E ao contrário da maratona não tem um número de "Kms" específicos, é uma prova para toda a vida!
Fazer o melhor que estiver ao nosso alcance! Fazer a transferência de geração da forma mais equilibrada possível!
Curiosamente, falo nesta reflexão do treino que por norma faço na preparação das maratonas! Castro Verde/Casa!
Para esta maratona, no sabado passado, mais uma vez decidi não ir penar a Castro Verde. Só que mesmo sem ser em Castro Verde acabei por sofrer a sério!
35 Kms de "puro prazer"!
Apanhei frio, chuva, gelo, muito vento, sol, mais vento, mais frio, mais chuva...!
Foi praga Castrense, vá o facto de estarmos no Inverno também pode ter influenciado!!!
Boas corridas!

Sem comentários:

Enviar um comentário