sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A maratona é igualzinha a um casamento!

Reciclagem! 

Reflexão de 2/8/2014!

"A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
A maratona é igualzinha a um casamento!
Só quem tem acesso a estas reflexões, antes da publicação, é o meu filhote Eduardo. Ele faz a edição de forma a cortar o que achar necessário, para que ele e a Bárbara não se sintam embaraçados por elas no futuro, logo fico de consciência tranquila.
Peço desde já desculpa pela extensão do texto, mas até tive de cortar muita coisa!
42.195 km, como se sabe é a distância entre a cidade de Maratona, na Grécia, e da capital  Atenas! Não vou pormenorizar porque houve algumas alterações desde o primeiro percurso. E isto como se tem constatado é um sítio de reflexões com um determinado rigor científico, que não é cá pra brincadeiras!
Durante os 42.195 km de corrida dá para se pensar em quase tudo, e como tudo na vida dá para arranjar comparações, então cá vai.
Vou dividir a maratona em momentos, tentando comprovar que é igualzinha a um casamento!
1º Momento - PREPARAÇÃO:

Sim, os treinos são o namoro, há dias que fazemos treinos em que corre tudo tão bem que achamos que estamos mais do que preparados para fazer a prova. Nesses dias casávamos com aquela pessoa na hora. Depois há os dias em que não nos apetece nada treinar, mas temos que aguentar o frete. Isto faz lembrar aqueles dias em que não nos apetecia mesmo nada ter namorada/o, independentemente do motivo!
A decisão de arrancar para a prova é que com mais ou menos treinos decidimos dar o passo, e aí está a maratona/casamento!
2º Momento - PAIXÃO:

Do 1º ao 12º Km é altura do exagero das emoções e das sensações, em que uma pequena dor no dedo mindinho parece uma perna partida. O coração não consegue controlar as quantidades de oxigénio enviadas ao cérebro o que faz parecer que nunca tínhamos corrido. Eu vou ter que desistir mais tarde ou mais cedo!
Pois quando se tá apaixonado, temos tendência pra fazer distorções da realidade, exageramos ou rejubilamos pela mais pequena coisa, cá está o coração a não saber controlar o oxigénio do cérebro. Em fracções de segundos conseguimos ter momentos de verdadeira euforia, seguidos de enormes depressões. Vem nos livros que paixão é sofrimento. Eu vou ter que desistir mais tarde ou mais cedo!
3º Momento - AMOR:

Do 13º ao 24º Km, é o momento em que o corpo estabiliza, até nos esquecemos que temos que respirar. Na nossa cabeça conseguíamos correr o resto da vida, o piloto automático tá ligado, ou seja vamos na melhor parte da prova, convém disfrutar.
Já ouviram dizer que o amor é cego, pois foi o que eu disse no parágrafo anterior. Convém disfrutar do estado de contemplação, de sublimação, e de todas as outras coisas boas que consigam imaginar, porque ainda só vamos no km 24 da relação!
4º Momento - DÚVIDA:

Do 25º ao 32º Km, as reservas físicas vão começar a suscitar algumas dúvidas. Será que fiz todos os abastecimentos como devia? Será que não forcei o ritmo na primeira parte da prova? Será que isto? Será que aquilo? Mas porque é que eu me fui meter numa coisa destas!
A gravidez, não são as reservas físicas mas sim o físico feminino que altera, a partir daí faz alterar tudo o resto á sua volta. Será que eu vou estar preparado pra isto? Será que foi a melhor opção? Mas isto não estava muito melhor antes? Mas porque é que eu me fui meter numa coisa destas!
5º Momento - CONFLITO:

Do 33º ao 42º Km, a partir daqui desejamos que o bater de asas de uma borboleta não interfira na nossa trajectória (a tal teoria do caos). A mais pequena alteração faz despertar todos os alarmes internos!
Os incentivos dos espectadores que tão importantes tinham sido kms antes, deixam de se conseguir ouvir, só se pensa em loop, se eu conseguir acabar isto nunca mais me meto noutra, se eu conseguir acabar isto nunca mais me meto noutra, se eu …!
Primeiras fraldas, cocó, mais cocó, deixar de dormir, deixar de dormir outra vez, mais cocó. Qualquer ruído faz despertar todos os alarmes internos, mais cocó. Os conselhos dos mais experientes, que antes parecem sábios, servem de três vezes nada, só se pensa em loop, se isto correr bem nunca mais me meto noutra, se eu …!
 6º Momento - OLIMPO:

Os últimos 195 metros são o culminar de muitas horas de preparação em que soubemos lidar com uma paixão que se transformou em amor, e que apesar das dúvidas levantadas, gerimos da melhor forma as zonas de conflito!
É o momento de dar importância às coisas boas, sublinhar os aspectos positivos, é o momento em que no fim de contas não custou assim tanto. Quando é que é a próxima?
Afinal, não temos todos os melhores filhos do mundo (no meu caso confere)? Quase que me apetecia dizer, que o cocó deles, cheirava bem, mas isso era se fosse só naqueles últimos 195 metros! Quando é que nasce o próximo?
Dica do atleta:
Tenho a convicção que o conflito e uma determinada dose de adrenalina, são essenciais para que a civilização avance, mas não queiram que a civilização avance depressa de mais!
Treinos da semana, 4 treinos 45 Kms. Decidi fazer o longo na festa do Rosário esta noite, mas como aquilo lá a unidade de medição é o litro, não vou misturar litros com metros!
Reflexão técnica/científica:
Às vezes há maratonas em que não conseguimos chegar ao fim, temos que desistir. Convém perceber em que momento é que falhámos, que é pra começar a preparar a próxima da forma mais adequada!
Que não se questione onde é que eu fui buscar esta analogia, porque existem espaços da minha mente que eu próprio desconheço. Por isso tenho medo, tenho medo…!"

Ora vamos lá ao "Plus"!
Na altura que escrevi esta reflexão, lembro-me que levei algum tempo até decidir publicá-la!
Penso que não devo acrescentar "Mais" nada!
Boas corridas!


Sem comentários:

Enviar um comentário