terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Só por hoje!

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Após a maratona do Porto tive uma conversa muito interessante com os meus órgãos internos!
Foi decidido por unanimidade que até ao fim do ano só provas de baixa quilometragem, do tipo São Silvestre, que geralmente tem 10 kms!
Só por hoje vou acatar as deliberações tomadas pelas altas instâncias internas, pensei eu na altura!
Cheguei a partilhar esta conversa com o Carlos no pós maratona!
"Meias-maratona de Tavira ou de Vilamoura?! Nem pensar! Até ao fim do ano só provas mais pequenas!"
Uns dias mais tarde pensei!
Só por hoje, devia repensar bem a decisão que tomei em relação às corridas mais longas até ao fim do ano!
Ainda (e para sempre) a maratona do Porto!
Na última sexta-feira partilhei o vídeo da chegada da maratona do Porto no mural!
Vi o vídeo inúmeras vezes na tentativa de me conseguir lembrar de alguma coisa que tenha pensado naquela altura. Népias!
Nem sou de ter muitos medos, acho que tenho os normais, mas nesse dia tive medo dum balão! Disso não me esqueci!
Mas não foi nos metros finais, acho que faltava um km mais ou menos. Num sitio que ainda não conseguia ver a meta!
Quando o speaker diz, "... a entrar agora também na parte final o pacemaker que transporta o balão das 3 horas"!
Mau, mau, mau!
"... a entrar na parte final"!
Olhei para trás não o vi, não o tinha visto passar-me, mas como é que podia ser?!
O que me lembro de pensar foi que devia estar pior do que pensava e não tinha visto passar o balão.
Ainda olhei para cima, não fosse o homem ir pelo ar!
Esta última parte vê-se logo que é mentira. Então eu tinha lá força para olhar para cima!
Resumo da coisa. O speaker estava num ponto onde eu já tinha passado e à passagem do pacemaker assinalou o facto!
E a coisa faz sentido?
Claro que não faz! Ele estava situado a 1500 metros do fim. Eu considero que entrar na parte final duma maratona é quando faltam 1500 centímetros!
À conta disso ou de outra coisa qualquer devo ter ido buscar energia às entranhas e consegui acabar todo pimpão!
Fiquei todo orgulhoso com a dignidade que cortei a meta. Não me lembrava rigorosamente de nada, tal vinham as reservas de oxigénio no cérebro! Muito bom!
Só por hoje é uma frase muito utilizada nas pequenas conquistas. Sim porque pequenas conquistas fazem coisas muito grandes!
Só por hoje não vou beber, só por hoje não vou fumar, só por hoje etc, etc, etc!
É uma frase muito utilizada na recuperação de dependências (álcool e drogas)!
Mas como em tudo na vida também pode ter efeito contrário!
É tão fácil ouvir um Alcoólico Anónimo dizer, só por hoje não vou beber!
Como um Bêbado Conhecido, só por hoje vou ali à tasca do Adegas e vou despejar o maior número de garrafas que conseguir!
São as diferentes formas de ver a mesma coisa!
A prática da corrida também traz uma certa dependência, acho que sobre isso não há dúvidas. Por isso de vez em quando também temos que utilizar o tal, só por hoje!
A diminuição e não obrigação de tantos treinos, como quando se está a cumprir um plano, faz a tão desejada regeneração!
Só que depois tem o tal efeito contrário, começam logo as negociações!
Mas quando é que eu vou a uma prova correr? Sinto-me tão descansado!
E nem é o caso. O meu esqueleto apetece-lhe algum descanso, mas a cabeça que está a comandar a coisa vai negociando com os ossos!
E convenhamos, a cabeça faz o que quer dos ossos, dos ossos e do resto do corpo!
Vá, só por hoje vamos lá a mais uma prova!
E pronto, só por hoje tive mesmo que participar numa prova!
A primeira meia-maratona do Algarve, em Vilamoura/Quarteira!
A seguir vou partilhar um dos meus argumentos internos.
Então fazem a primeira meia-maratona do Algarve, a região que te viu nascer e tu não vais participar? A região depois fica chateada!
Tenho outros argumentos infalíveis, do género.
Então o céu é azul e a água é molhada e agora não vou correr. Este utilizo só em dias que o céu está limpo!
Tenho muitos deste género mas vá, só por hoje tenho que falar um pouco de Atletismo!
Ana Dulce Felix!
Vou escrever outra vez!
Ana Dulce Felix!
Só para se perceber que não foi engano!
A Dulce Felix lesionou-se recentemente na Maratona de Nova Iorque e como está a recuperar veio a convite da organização participar na meia-maratona do Algarve!
Aliás veio participar apenas na mini (12 kms)!
Quiseram as coincidências que o ritmo que ela tinha pensado fazer, fosse igual ao que eu tinha em mente para a minha meia-maratona!
Fomos juntos do km 5 até ao km 9. Ela depois fez os últimos três da prova dela um pouco mais rápido!
O que dizer da rapariga? É uma jóia de moça!
Está toda lixada porque tinha feito uma preparação cinco estrelas para Nova Iorque e a lesão deitou tudo a perder!
Disse que primeiro quer recuperar da lesão e depois logo pensa nos jogos olímpicos do Rio de Janeiro!
Como é óbvio eu não me calei ao longo daqueles 4 kms!
Muitas perguntas. Claro que agradeci aqueles kms e o privilégio que tinha sido!
Ela insistiu muito na foto, e eu não disse que não (pode não ter sido bem assim)!
Nada de insistências, é mesmo uma jóia de moça. Ficou logo combinado na corrida!
Só por esta pequena coisa, eu não disse que é de pequenas conquistas que se fazem grandes coisas!
Só por isto é capaz de ter valido a pena sair do sofá!
O que é que eu vim mesmo fazer ao Algarve?
Ah, é verdade vim participar numa prova de atletismo!
Reflexão técnica/científica:
Andei mesmo a pensar não vir, dado os estragos que aquela prova da invicta deixou!
Agradeço à insistência da cabeça em convencer o corpo. Agradeço muito!
Só por hoje, vim correr!
Boas corridas!

Ora vamos lá ao "Plus"!
Eu acho que não expliquei bem!
Esta rapariga que está na foto é a Ana Dulce Félix!
Ela, a Sara Moreira, e a Jéssica Augusto, tem tempos de maratona perto dessa grande senhora que é a Rosa Mota!
Só para deixar claro que enumerei quatro super mulheres!
Não gosto de falta de esclarecimentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário