quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Vamos dar corda, às sapatilhas!

Reciclagem

Reflexão 12/7/2014

"A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Estava a precisar de um novo impulso (boost)!
Parece a ser mentira mas estive até aos 35 anos sem comprar umas sapatilhas (excepto idade escolar), passados 3 anos é o que se vê.
Todas as meninas da foto já ultrapassaram os 1000 kms, com a excepção das novas coqueluche (Adidas Glide Boost) que fizeram hoje os seus primeiros 22Km.

Para quem começa a correr, o principal é identificar os mais variados aspectos a ter em conta. Uma das coisas mais importantes é a protecção do nosso esqueleto nas extremidades inferiores, porque é aí que vai ser absorvido todo o impacto criado na corrida (exames médicos são essenciais) mas as sapatilhas são o início mais básico. Deixa-se os grandes tempos, as grandes distâncias, os recordes pessoais pra mais tarde, isso vem por acréscimo.
Diz-me a pouca experiência que o nosso corpo sente quando o amortecimento das “máquinas” chega ao fim, começam a aparecer dores que não são do esforço, não são do cansaço, foram elas que deram tudo o que tinham pra dar. Eu costumo fazer até aos 1200Km, mas a marca ( Adidas) recomenda 600/700Km, só que o negócio deles é vender sapatilhas, portanto é normal!
Dica do atleta, se houver mais do que um par é ir alternando nos treinos, que é para elas não se alimentarem sempre no mesmo sítio. Sim porque ao contrário do que se pensava, os sapatos não são herbívoros, são carnívoros!
Quantas senhoras é que já ouviram em cerimónias a comentar, “estes mordem-me nos calcanhares”, “estes mordem-me no dedo grande”, dedos e calcanhares são a parte preferida!
Treinos, esses benditos, 4 treinos, 56 Km mais ou menos dentro do esperado.
Reflexão técnica/científica:
-Treinos, dão-me cabo da cabeça quando não consigo arranjar tempo decente pra os fazer."

Ora vamos lá ao "Plus"!
Vou de início nas reciclagens mas já percebi que no início das reflexões falava realmente de coisas com algum interesse, coisa que tem vindo a piorar. Se tem piorado!
Dava dicas interessantes, reflexões simples! Sim senhor!
Tenho a relatar que as Glide/Boost que eu pensava ser umas coqueluche, não o confirmaram! Foram o que se diz em linguagem científica, uma treta!
Estão na minha posse com pouco mais de 100 kms de treino! Não foram grande estímulo (boost)!
Vou também deixar uma informação relevante!
O calçado hoje em dia está menos selectivo no à alimentaçao diz respeito, hà uma maior abertura!
Ele há calçado carnívoro, herbívoro, vegan, macrobiótico, e também há muitos que gostam de sushi. Enfim outros tempos!
E há também os Ultra!
Boas corridas!


2 comentários:

  1. Hehehe ... não me lembro de ter degustado esta crónica no fb ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Agora que começou já percebi!
    Vou arranjar tanta lenha para me queimar! Nunca pior!
    Haja corrida!
    Abraço!

    ResponderEliminar