sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Vamos lá meter água!


Reciclagem 

Reflexão 19/07/2014

"A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Qual é o melhor amigo do maratonista?
Pois, não é o cão, o cão se for de grande porte, em zonas de treino até se pode tornar um belo inimigo!
 Num dos meus percursos de treino existe um exemplar desses, que normalmente está dentro de uma vedação. Certo dia, não sei bem porquê ele estava do meu lado, dei-lhe baile nos 100 metros livres, o instinto de sobrevivência é uma coisa magnífica (eu que nem sou atleta de curtas distâncias)!
Pois o melhor amigo do maratonista é a água, a hidratação melhor dizendo. Quem corre não pode descurar nunca este aspecto.
As meias-maratonas é onde se ganha estaleca pra se tentar a distância maior. Lembro-me que na minha 2ª meia-maratona (Lisboa 2011), (nem vou falar da 1ª, foi mau de mais) levei como estratégia pessoal, não parar no primeiro abastecimento, porque assim perco menos tempo. Em vez desta estratégia eu devia era ter levado um dorsal a dizer “ O estúpido”. Os abastecimentos devem ser cumpridos religiosamente, quem não se identificar com nenhuma religião, agnósticos como eu, deve faze-los na mesma!
Já no último terço da mesma prova, habitualmente, dão-nos isotónicos (powerade). O que é que eu pensei? Pensei, não vou beber porque é muito doce e vai secar-me a boca. Quando rejeitei os miúdos que nos dão os abastecimentos deviam ter gritado, “Deixem, é “O estúpido”!”. Esta repetição foi só pra vincar a ideia. Cheguei ao fim, mas a penar a sério!
Quer em provas, quer nos treinos, até pra uma mais rápida recuperação, não se deve facilitar na hidratação.
A água volta a ter muita importância quando se chega dos treinos, e ainda mais se tem pessoas à espera de nome, Eduardo e Bárbara respectivamente, e a criatura mais nova diz: “Pai, cheiras mal, cheiras a suor”. A criatura mais velha (mais experiente), não diz mas pensa/cheira o mesmo. Uma vida inteira pra isto!
Mas é verdade, o banho é das melhores partes dos treinos, água, água, sempre a água!
Dica do atleta, em treinos mais longos, tenho hábito de fazer a primeira parte com água e a segunda com isotónico. O isotónico além de hidratar, repõe outros nutrientes perdidos com o esforço.
Treinos da semana, 5 treinos, 74 km no total. Ensaiei hoje o 1º longo mais a sério    (28Km), as pernas ainda estão um pouco pesadas pra estas distâncias.
Reflexão técnica/científica:
- São Pedro, deixas passar o Verão no Alentejo e nem sequer faz um calorzinho de jeito, isso de dias de 38º/39º é pra meninos!"

Ora vamos lá ao "Plus"!
O que dizer desta reflexão!
Mais uma vez existem dicas e sugestões de coisas extremamente importantes. Eu estou um pouco surpreendido com a seriedade da coisa. Não devia ter abandonado este formato!
Falo de treinos, coisas interessantes e tal!
Sim senhor!
Em relação a encontros imediatos com "melhor amigo do homem" é uma pena que não sejam animais como o saudoso Napoleão!
Napoleão 
Um coração mole apesar de poder não parecer. Ainda hoje há cientistas a tentar decifrar a sua raça!
Era uma mistura entre a raça canina e o povo de Melmac!
Para mim era raça Napoleão. Ponto!
Em relação aos referidos banhos, quer precise ou não precise, pelo menos no treino longo tomo sempre um "banhito"!

Boas corridas!

2 comentários:

  1. Tretas ... bem te vejo a dar-lhe bem na cevada, antes e depois das provas ... é muito importante, mas compreendo ... é um segredo que não deve ser partilhado com os nossos adversários, esses que bebam h2o e powerade doce ;)
    Gosto dk Napoleão, tem bom ar ... corria contigo? E adorava o Alf .. já não se fazem series como antigamente... quer dizer, eu faço ... até melhores, refiro-me às series ... ainda na semana passada foram 24x1000 para 2,30min/ao meio km :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Mas como é óbvio, a estratégia é dar as dicas erradas aos adversários!
    E mais eu sempre ouvi dizer que devemos ingerir cereais, sempre achei mais graça à versão líquida!
    O Napoleão já estava velhote quando começaram as corridas. Como falei da raça canina no post achei bem esta breve homenagem. Ao lado do grande Alf! Que série!
    Diferente das tuas!
    Forte abraço!

    ResponderEliminar