terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Sempre a subir!

A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Então e não é que desde que vesti as cores do novo clube, tem sido sempre a subir!
Eu não estava à espera de facilidades, mas agora para mostrar serviço, ando a por-me fora de pé! Sempre a subir???
A subir, mas como se não houvesse amanhã!
!!!Tenho que deixar aqui uma declaração de interesses!!!!
Como agora faço parte do Clube Atletismo Lamas, a nível de participação em provas será sempre de acordo com os pergaminhos do clube e os seus associados!
Mas agora quero deixar aqui a minha defesa!
Eu escrevo!
E depois há coisas que escrevo, que nem sempre têm fundamento científico. Só porque não tenho tempo. Só por isso!!!
É só para alguém que leia isto sem querer, não pense que isto não é revisto pelos técnicos de escrita de corrida de baixa competição. Não são é cientistas, mas é revisto como deve ser! (Não, não é!)
25ª Escalada do Serro (São Miguel), Moncarapacho, Faro!
Fiquei a saber que conta para o campeonato distrital de montanha. Mas essas não são as minhas lutas, eu é mais campeonatos internacionais internos!
O normal na nossa existência é que de vez em quando nos questionarmos se não teremos já idade para ter algum juízo. Pensamentos isolados e momentâneos!
Só que hoje tive essa pergunta em loop no cérebro durante muito tempo. Para ser mais concreto foi durante 3,5 kms, e há que dizer 3,5 kms em determinadas condições não é muito tempo, é uma eternidade!
E no sofrimento surgem sempre questões!
Mas porquê?
Mas porque não uns joggings ligeiros? Mas porque não porque não dormir até mais tarde ao Domingo? Mas porque não isto e aquilo? Mas porque não?... mas...mas..porque não???
Vou justificar com um exemplo aleatório!
Tempos houve em que o futebol era a coisa mais importante, das coisas menos importantes!
Actualmente a corrida é a coisa mais importante, das coisas menos importantes para um grande número de pessoas. Felizmente vai em crescendo!
Haja kms para o pessoal "marcar" os seus próprios golos!
É por isto e por aquilo é que é!
Corrida, porque sim!
Agora vou escrever sobre coisas que às vezes parecem menos importantes e não o são. Nada mesmo, menos importantes!
Os acessórios de corrida existem.Existem e devemos usá-los sempre que acharmos que nos podem auxiliar!
Nunca fiquei tão contente de ter decidido usar o gorro numa corrida!
Porque estava muito frio?
Não, não estava frio demais que necessitasse de gorro!
Hoje dei um novo significado a uma expressão que já ouvi inúmeras vezes!
"Se não tivermos políticas como deve ser estamos sempre sujeitos à fuga de cérebros"!
Que é uma metáfora, utilizada quando existe um desaproveitamento da inteligência gerada no nosso país já todos sabemos!
Agora que eu hoje senti essa expressão literalmente é que é a mais pura das verdades!
Fiquei contente de ter levado o gorro, porque houve alturas da subida em que foi o gorro a não permitir a tal "fuga do meu cérebro"!
Era como se a massa encefálica tivesse pensado nalguns momentos.
"Eu vou abandonar este indivíduo aqui na subida e espero por ele lá em baixo, quero que ele se lixe"!
A minha massa encefálica é reivindicativa!
Só que sempre que se armou em esperta esbarrou no precioso gorro!
Toma!!!, massa encefálica!

Já na parte final tirei o gorro para arejar, que sofrimento, mas valeu bem a pena a experiência!
Lembro-me de na Maratona de Sevilha em que utilizei este gorro e as respectivas luvas!
Tinha feito um acordo interno.
"Quando começarem a pesar desfaço-me do gorro e das luvas"!
Claro que não fui capaz, não pelo valor material, é a ligação que se cria por estes pequenos acessórios!
O gorro hoje teve o condão de arranjar esta história à volta da cabeça!

Reflexão técnica/científica:
Apesar dos milhares de kms que faço por ano nunca tinha participado em nada parecido!
Até agora não consegui aceder às classificações, tinha sitios para ir, coisas para fazer. É só para registar, tem pouca relevância!
Foi mesmo mergulhar no desconhecido, foi sair da zona de conforto!
Por acaso é uma coisa que aconselho, arranjar desconforto!
Sair das zonas de conforto pode não ser mau de um todo!
Às vezes traz
experiências inolvidáveis!
Boas corridas!

Ora vamos lá ao "Plus"!
O amadorismo com que se convive dá uma certa vontade de continuar!
Eu por norma, com a excepção das maratonas, porque no fim duma maratona temos que esperar um pouco. A sério, não é por mal!
Quando acabo uma prova ligeira tenho o hábito de dizer a quem está a oferecer vouchers de provas, eu nunca mais quero correr na vida!
É a piada mais fácil da corrida!
Mas fui dizer isso no cume da montanha, a brincar como é obvio! Chegaram logo "mil" colegas a dar-me justificações para continuar. Tive de fingir que tinha dito aquilo a sério, tal foi a sinceridade que senti da parte deles.
Eu juro, a corrida amadora é um caso à parte!

Sem comentários:

Enviar um comentário