quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Então o percurso conta? Cascais, muito mais que uma linha!

Reciclagem

Reflexão de 27/7/2014

"A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!
Então e o percurso, conta?
A maratona de Lisboa tem início num sítio extraordinário, Baía de Cascais.
Por ser extraordinário, ainda há pouco tempo saíram notícias, que tinham sido encontradas pegadas de dinossauro em plena praia de Cascais. Pensei, não sabia que a prima Feliciana tinha o hábito de ir á praia de Cascais! A prima Feliciana para quem não sabe, foi uma senhora que faleceu já este século, mas nunca se ficou a saber bem a sua data de nascimento. Após a sua morte foram encontrados alguns documentos (BI) relacionados com o seu nascimento, em que, do pouco que se conseguia ler, aparecia destacadas aleatoriamente as letras A e C. Partiu-se do princípio que foi antes de Cristo mas pouco mais se sabe.
Analisando de uma forma mais criteriosa, viveu quase tanto tempo como a minha tia Hermínia!
É claro que o percurso conta, Cascais-Parque das Nações. No ano passado não consegui desfrutar melhor do percurso, devido á tal taquicardia. Passei mais tempo do que precisava a controlar o cardiofrequencimetro. Do que ficou na retina achei 4 estrelas, não digo 5 porque na parte final há lá umas retas que são pro desgastante, por parecerem intermináveis. Não é um percurso fácil, algumas subidas, mas no deve e no haver, muito bom!
Isto pra dizer, que ao nível do treino devemos arranjar percursos diversificados, que se tornem agradáveis. A partir daí menos desgaste anímico para as dificuldades que aparecem em determinados dias de treino.
Tenho dois percursos de 21km, Casa-Barragem do Monte Clérigo -Casa e Montegordo-Altura-Montegordo, percursos esses bastante equilibrados. Servem para em determinada altura  verificar o estado de forma da máquina.
Como por exemplo hoje, treino madrugador, antes dos compromissos laborais. Vilamoura-Kadoc-Vilamoura, 21km em circuito “zona vida”.
Andavam por lá muitos miúdos, pra hora em questão, mas o verbo pra descrever o movimento deles não era correr, era cambalear!
Tenho sítios diversos para os longos, sendo que, Casa- Castro Verde-Casa, é o meu Vietname, é um percurso deveras cínico. Quando me apetece pouco ir treinar (sim, nem sempre apetece), é Casa-Rotunda da Estação(Almodôvar)-Casa ( 16km), acho que já o fiz “mil vezes”, mas é o preferido!
Dica do atleta:
 Em treinos mais longos/difíceis, optar por fazer sempre a primeira parte do treino no mesmo sentido, para que o corpo saiba que, já que foi, tem que voltar. Se puder ser a primeira parte contra o vento, melhor, sabe bem a ajuda da energia eólica quando a nossa já está em decréscimo!
Deixei antes no mural uma sugestão pro ipod/mp3 da corrida!
Esta semana, 4 treinos, falhei um técnico (fartlek) no meio da semana, optei por fazer o longo mais curto, mas mais rápido. 21km em 1:29:54m, sem forçar muito. O andamento tá a voltar, agora é carregar kms!
Reflexão técnica/científica:
-Para os mais cépticos, antes de Cristo não seria antes, a.C e não A.C? Nessa altura já havia B.I. com os registos? Etc,etc…! Pois, pois, aquilo do A.C era bem capaz de ser, não a data, mas sim o local de nascimento. Está-se mesmo a ver A.C, Almodôvar Centro!"

Ora vamos lá ao "Plus"!
Quando voltei a Cascais para repetir a Maratona de Lisboa, como relatei numa outra reciclagem, "Uma questão de coração" já deu para apreciar um pouco melhor a paisagem!
Como eu acho que somos todos um pouco Pavlov (ficava bem numa t-shirt, "Somos todos Pavlov"), não deixei por começar um pouco condicionado pela taquicardia da primeira edição!
Quando me "esqueci" do coração começou  o compromisso que tinha internamente, que era arriscar correr para um tempo abaixo das três horas! Felizmente aconteceu!
Isto só para dizer que numa maratona dá tempo para tudo e mais alguma coisa, mas com objectivos definidos nem sempre sobra muito tempo para ver as vistas!
À parte disso desde a Baía de Cascais até ao Parque das nações é um percurso magnífico. A maratona até agora tem sido em simultâneo  com a meia-maratona (já ouvi dizer que querem alterar), na parte mais "aborrecida" do percurso é quando encontramos pessoal conhecido na outra prova que ajuda muito naqueles últimos kms!
Neste caso o percurso conta de forma positiva, recomendo a toda a gente,  muito bom!
Em relação ao pessoal de idade que menciono no post, é sempre com o maior do carinho. Foram velhotas cinco estrelas!
Tio Chico, tia Bárbara, tia Hermínia! 
Recuperei uma foto onde está a minha tia Hermínia! Esteve entre nós 102 anos, sempre com enorme lucidez!
Os outros velhotes da foto, irmãos da tia Hermínia, tia Bárbara e tio Chico ainda estão de saúde!
Boas corridas!




2 comentários:

  1. E tu sais à tua Tia Hermínia??? Não me digas que vou levar contigo até aos cento e tal anos ... olha, quantos km fizeste nas 24h em Vale de Cambra??? ahhh pois ... não há coincidências ;)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lembrança Carlos!
      Então não é que fiz 102 kms nas 24 horas a correr!
      Muito bom!
      Quer dizer que preparas-te para estar no cadeirão a ver-me chegar aos 102?!?!
      Plano ambicioso, mas já diz o ditado, a ambição é que comanda a vida!!! Ou será o sonho?
      Que lembrança!!!
      Forte abraço!

      Eliminar